Adesão de idosos à vacinação será estudada em Blumenau

Adesão de idosos à vacinação será estudada em Blumenau

Foto: CMC/ Marcelo Martins PMB

A adesão dos idosos à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no município de Blumenau será estudada pelo “Projeto VacinAção”, realizado em parceria entre a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da Política Municipal de Integração Ensino Serviço Comunidade e dos integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde).  
 
Nos próximos dias, idosos vão receber uma ligação telefônica do “Projeto VacinAção” que conta com cerca de 20 alunos de diversas formações da área da saúde. O objetivo é entender a adesão à imunização por parte de idosos ou familiares. Com o resultado do estudo, a Prefeitura de Blumenau vai poder desenvolver ações e promover uma campanha de conscientização sobre a importância da vacina contra o Coronavírus.
 
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é uma ação dos Ministérios da Saúde e Educação do Brasil destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, aos profissionais, estudantes da área da saúde e usuários de serviços de saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).  
 
Já a Política Municipal de Integração Ensino Serviço Comunidade tem como objetivo unir esforços para incentivar a continuidade das ações de educação permanente em saúde, envolvendo demandas da comunidade e usuários do SUS, na melhoria da formação nas universidades e no cuidado do atendimento nos serviços de saúde do SUS. Foi proposta e implantada na cidade com a participação de professores do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da FURB e já rendeu ao município o reconhecimento pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). 
 
“A Política Municipal de Integração Ensino Serviço Comunidade é fruto de uma parceria de mais de 20 anos entre a Universidade e a Secretaria de Saúde de Blumenau, com resultados bastante concretos de melhoria na formação dos estudantes e no cuidado do atendimento nos serviços de saúde do SUS”, observa o  vice-reitor da FURB e coautor da política de Blumenau, professor João Gurgel da Silveira. 
 
Alô Saúde 
 
Também foi por meio da parceria entre secretaria e Universidade que, em março de 2020, de modo pioneiro e inovador, os estudantes da FURB, com assistência de profissionais da Secretaria, iniciaram o Alô Saúde, trabalho de orientação à população, por telefone, sobre a então desconhecida Covid-19. 
 
Um ano depois, a comunidade ainda pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação: pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.