Exposição "Rejeito" por Ricardo do Rosário - Exposições Temporárias de Artes Visuais do Salão Angelim

Exposição "Rejeito" por Ricardo do Rosário - Exposições Temporárias de Artes Visuais do Salão Angelim

Ricardo do Rosário expõe "Rejeito" no Salão Angelim
 

O artista visual Ricardo do Rosário apresenta a mostra individual "Rejeito", a partir do dia 10 de Outubro de 2023 (terça-feira), no Salão Angelim, na Universidade Regional de Blumenau, anexo à biblioteca universitária. A proposta foi selecionada pelo Edital 37/2022/PROPEX de Exposições Temporárias de Artes Visuais do Salão Angelim, promovido pela Divisão de Cultura.

Meg Tomio Roussenq, Curadora da exposição, apresenta Rejeito:
 

“A exposição tem como propósito trazer para reflexão o tema REJEITO, enquanto imagens de algo indesejado, descartado e negligenciado. Tem como objetivo pensar a superação do pensamento de descarte para o de sustentabilidade, em todas as etapas de produção e consumo.

No contexto do Meio Ambiente, o rejeito tem uma conotação problemática, pois está intrinsecamente ligado aos resíduos produzidos pelas atividades humanas.

Dentro da filosofia, a fenomenologia investiga como percebemos e interpretamos o mundo ao nosso redor, onde a ideia de rejeito como "lixo" é uma construção social baseada em nossa percepção e valorização dos objetos, e em como ela nos encoraja a questionar a relação entre nossas percepções e a realidade.

Ao olharmos além das categorizações convencionais, podemos descobrir que os objetos que rotulamos como ‘rejeitados’ têm uma existência mais complexa do que simplesmente serem descartados. O rejeito também pode ser visto como uma manifestação do consumismo desenfreado.

Filósofos críticos examinam como a nossa sociedade de consumo gera uma mentalidade de descarte, onde objetos são considerados sem valor após o uso inicial, levantando questões sobre a relação entre o rejeito, o consumismo e os valores culturais subjacentes, levando-nos a considerar a verdadeira extensão das consequências dessa realidade.

Neste contexto, a arte pode assumir uma relação de conversa para a conscientização desta percepção do rejeito como simples “lixo”. Mas, pensar sobre isto requer uma mudança de atitude profunda em relação ao consumo, produção e gerenciamento destes resíduos. Por meio da educação ambiental e do compromisso coletivo, podemos redefinir a forma como encaramos o rejeitado, onde é possível trabalhar em direção a um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta e suas comunidades. Com foco neste olhar, o artista em suas obras, instalações e colagens, cumpre através da arte, refletir sobre o nosso papel enquanto sociedade e o que realmente desejamos para o futuro do nosso planeta”.

A abertura da exposição “Rejeito” acontece no dia 10 de outubro (terça-feira) às 20h, no Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, câmpus 1 da FURB.
 

Sobre o artista: Ricardo do Rosário, artista visual de Florianópolis, autodidata em desenho e pós-graduado em Arte e Educação pela Uniasselvi. Premiado nacional e internacionalmente, com participação em várias exposições, mostras, salões, feiras e revistas. Iniciou desenhando personagens de história em quadrinhos e fazendo retratos. Regressou em 2020 com a técnica do óleo sobre tela utilizando o estilo impressionista alla prima. Atualmente seus trabalhos transitam do óleo a instalações. Destaque para as influências de artistas como Vik Muniz, Basquiat, Van Gogh, Edward Hopper, entre outros. Foi finalista na Competição Internacional para Artexpo em New York – Circle Foundation for the Arts (2022); Menção Honrosa no Salão de Primavera 2022 – APBA (Associação Paulista de Belas Artes) (2022).


SERVIÇO

Exposição "Rejeito" por Ricardo do Rosário

Abertura: 10/10/2023, 20h (terça-feira)
Visitação: até 28/10/2023 (segunda a sexta das 08h às 21h30 e sábado das 09h às 13h)
Local: Salão Angelim, Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, 89030-903 - Blumenau - SC

A visitação é gratuita e aberta a comunidade. Classificação Livre.
Redes Sociais Ricardo do Rosário @ricdorosarioart   

Início
Fim