Exposição “O esculpir de uma história: ofícios e imigração” - Museu Haas

Exposição “O esculpir de uma história: ofícios e imigração” - Museu Haas

O Museu Haas, primeiro museu do Brasil sobre o Patrimônio Cultural Funerário, apresenta a exposição “O esculpir de uma história: ofícios e imigração”, a partir do dia 8 de outubro de 2024 (terça-feira), das 07h às 22h, no espaço expositivo do Bloco A, na Universidade Regional de Blumenau.

Fazendo parte da programação dos 200 anos da imigração alemã, utilizando fotografias, textos e uma gama de objetos para explorar um momento da história do Vale do Itajaí, a exposição narra a história da família Haas desde a chegada no Brasil em 1904 e seus trabalhos em cantaria/escultura, ligados ao Patrimônio Cultural Funerário. De maneira crítica e atenta, é explorado o olhar de uma família de imigrantes trabalhadores sobre o território que os recebe. Citações em diários, fotografias, ferramentas cotidianas e seus trabalhos trazem a luz do espaço expositivo, a sensibilidade de sujeitos em transição, entre países e culturas diferentes.  

A abertura da exposição acontece no dia 8 de outubro (terça-feira), às 19:00, no Bloco A, contando com a presença da equipe do Museu Haas, representada por Elke Haas B. da Fonseca (curadoria) e Pedro Silva (texto e organização).  
 
Sobre o Museu  

O Museu Haas é o primeiro espaço museológico do Brasil sobre o tema da morte e dos cemitérios cuja missão é pesquisar, salvaguardar e comunicar o acervo relacionado com a história da família/empresa que lhe dá nome, a Haas, e com o Patrimônio Cultural Funerário da região. O Museu propõe reflexão sobre uma temática cuja discussão é muitas vezes excluída do cotidiano, vista com medo e distanciamento, exotismos e símbolos que remetem ao terror oriundos de culturas de massa e de suas representações. Apresenta o desenvolvimento de um empreendimento familiar no Vale do Itajaí com a chegada da família Haas à região em 1904 em busca de um novo lar e de oportunidades. No sul do Brasil, seus membros desenvolveram trabalhos manuais de escultura, muitos dos quais relacionados à arte tumular, principalmente a partir da fundação da Marmoraria Haas em 1918 pelo patriarca Mathias Haas. Observamos também as transformações da empresa diante do seu tempo histórico, com mudanças para o ramo funerário a partir de fins da década de 1960 e o incremento de novas práticas, relacionadas à cremação e à venda de planos funerários.  
 
Apoio: Divisão de Cultura/Propex/FURB  
 
SERVIÇO 
Exposição "O esculpir de uma história: ofícios e imigração" do Museu Haas  
Evento de abertura: 08/10/2024, 19h (terça-feira)  
Visita até: 02/11/2024 (segunda à sexta, 07h às 22h; sábados, 07h às 13:00) 
Local: Rua Antônio da Veiga, 140  - Itoupava Seca, 89030-903- Blumenau- SC  
 Valor: gratuito  
Faixa etária: livre  
Redes Sociais Museu Haas @museuhaas 
Furb Oficial @furboficial  
Divisão de Cultura da FURB Furb @culturafurb 

Início