Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jeison Dandolini
Título: Ferramenta de Apoio a Realização de Experimentos em Engenharia de Software
 
Introdução:
A Engenharia de Software Experimental é uma das áreas de pesquisa da Engenharia de Software, cujo objetivo é o aprimoramento das técnicas de Engenharia de Software a partir de um método específico (experimentação) na elaboração de novos métodos para apoio ao desenvolvimento de software. Seu surgimento aconteceu com a necessidade da verificação de teorias, no que se diz respeito a melhoria de processos de desenvolvimento de software. Segundo Travassos (2002, p. 3), “ Somente experimentos verificam teorias, somente experimentos podem explorar os fatores críticos e dar luz ao fenômeno novo para que as teorias possam ser formuladas e corrigidas.” Para se verificar a importância de experimentos em Engenharia de Software, pode-se citar um exemplo onde determinada empresa de software decide incorporar uma nova ferramenta de apoio no desenvolvimento de seus softwares. A inclusão desta ferramenta tem o objetivo de melhorar o processo de desenvolvimento. Para que o presidente da empresa possa confirmar a sua teoria de que a ferramenta irá realmente contribuir para o melhoramento do processo, a equipe de desenvolvimento deverá passar por um processo de experimentação, comparando os resultados obtidos com a utilização da ferramenta com os resultados obtidos sem a sua utilização. No final do processo de experimentação, os dados serão analisados e a decisão entre utilizar ou não a nova ferramenta será tomada. Pretendeu-se com este trabalho estudar e relatar de forma mais aprofundada a ESE e avaliar o potencial de sua aplicação em projetos de software, usando técnicas como o Goal Question Metric (GQM) que será usado na definição de medidas para os experimentos. A ferramenta desenvolvida para este trabalho possui o nome de EX – Experimentos em Engenharia de Software.