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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Elton Fernando Goedert
Título: Propagação da Interface do VXT Usando Modelo Cliente/Servidor
 
Introdução:
Conforme Gagné, Brigss e Wagner (1992 apud CASAS, 1999), instrução, no contexto da escola, é um processo oferecido por instrutores humanos e envolve o professor e o aprendiz. Os méritos da instrução proporcionada por professores humanos são os aspectos dinâmicos e interativos do ensino. Aprender por projetos é uma forma inovadora de romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil e participativo ao trabalho de professores e educadores. Trata-se mais do que uma estratégia fundamental de aprendizagem, sendo um modo de ver o ser humano construir, aprendendo pela experimentação ativa do mundo. Ao elaborar seus projetos, o professor conduzirá seus alunos a um conjunto de interrogações, quer sobre si mesmos, quer sobre o mundo à sua volta, levando o aluno a interagir com o desconhecido ou com novas situações, buscando soluções para os problemas (FAGUNDES, 1998 apud VEIGA, 2001). O currículo do curso de Ciências da Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estabelece como obrigatórias as disciplinas Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais. A disciplina Arquitetura de Computadores apresenta conceitos básicos sobre os componentes de hardware de um computador. O estudo de sistemas operacionais pressupõe o conhecimento de conceitos básicos de arquitetura de computadores. No curso de Sistemas de Informação da FURB, o currículo também estabelece como obrigatórias as disciplinas Arquitetura de Computadores I e Sistemas Operacionais. Em uma análise realizada sobre trabalhos acadêmicos desenvolvidos na disciplina de Sistemas Operacionais, os professores Mauro Marcelo Mattos e Antonio Carlos Tavares observaram que havia uma deficiência no entendimento de como realmente as ações eram executadas por um processador. Em função disto, decidiram iniciar o desenvolvimento de uma ferramenta acadêmica que facilitasse o processo de compreensão sobre o funcionamento de um processador. Esta ferramenta denominou-se VXt, fazendo uma alusão ao nome do computador que na época utilizava o processador simulado – um Personal Computer (PC) XT (MATTOS; TAVARES; OLIVEIRA, 1998). A proposta original do projeto iniciado em 1997 consistia na implementação em software de uma Central Processing Unit (CPU) Intel 8086, para permitir a partir dela, a elaboração de testes sobre o processador, visando a demonstração de conceitos básicos de sistemas operacionais e arquitetura de computadores (MATTOS; TAVARES; OLIVEIRA, 1998). Várias versões foram construídas e atualmente o VXt encontra-se na versão 5.01. Uma das limitações desta versão é que o software só executa em ambiente Windows. Esta versão implementa uma arquitetura cliente/servidor primitiva que além de problemas de robustez, dificulta em muito a administração de entrada/saída de alunos após o início de uma sessão de estudo. Segundo Bochenski (1995, p. 1), a computação cliente/servidor é a mudança mais importante ocorrida na tecnologia de informática em toda a história. Embora os primeiros aplicativos cliente/servidor se enquadrassem apenas em determinadas categorias – como acesso a dados e sistemas de apoio a decisão –, a medida que as tecnologias relacionadas vão se aperfeiçoando, a variedade de aplicativos implementada como sistemas de cliente/servidor continua a se expandir. (BOCHENSKI, 1995, p. 1). Diante do exposto, o presente trabalho visa estender o software VXt para permitir a propagação da interface com o usuário do mesmo entre os alunos de uma sala de aula. O modelo descrito neste projeto contempla dois módulos: (i) um módulo de interface entre o VXt (escrito em Delphi) e um middleware escrito em Java; (ii) um módulo de interface com o usuário escrito totalmente em Java.