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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabricio José Theiss
Título: Linguagem Visual Orientada por Figuras Geométricas Voltada para o Ensino de Programação: Versão 2.0
 
Introdução:
Andrade, Hoffmann e Wazlawick (1998) enfatizam que “[...] o computador deve ser utilizado não apenas como ferramenta pedagógica, ou como substituto do professor: a proposta é criar ambientes enriquecidos com a tecnologia [...]”, através dos softwares educacionais. Um fator essencial na visão de software educacional é que este seja interativo, isto é, o aluno deve estar em plena comunicação com o software e vice-versa. Esta interação pode ocorrer através de resolução de problemas, representações gráficas e participação ativa no próprio ambiente. Os softwares educacionais para a área de computação apresentam várias ferramentas voltadas para o ensino de programação de computadores. Dentre essas, destacam-se as que usam linguagem de programação visual, como o Language Tangram Draw (LTD). O LTD, descrito em Alcântara Jr (2003), tem como objetivo facilitar o ensino de programação para crianças alfabetizadas. A ferramenta contém um ambiente gráfico, onde as figuras são formadas pelas peças do jogo Tangram, e além disso, disponibiliza uma linguagem textual de ligação com a programação visual. O ambiente é composto de duas áreas de trabalho, um editor de figuras e um de texto. Através do editor de figuras, textos (comandos) são gerados, sendo que estes podem também serem alterados, refletindo no editor de figuras. Conforme o acima descrito, este trabalho propõe a re-implementação da ferramenta descrita em Alcântara Jr (2003) utilizando novas tecnologias, ou seja, a especificação passa a ser orientada a objetos e não mais estruturada como era a anterior e o uso da biblioteca OpenGL, visto que na ferramenta anterior são utilizados recursos próprios do Ambiente de Programação Delphi para implementar a parte gráfica. Além disso, este trabalho pretende corrigir erros existentes na versão descrita em Alcântara Jr (2003) e incluir novas funcionalidades como: mecanismos de seleção de figuras e peças; permitir que o editor de figuras tenha tamanho dinâmico e seja separado do editor de texto e a inclusão da terceira dimensão. O ambiente, através destas novas funcionalidades, pretende facilitar a formalização da descrição de situações do mundo real, objetivando melhorar o apoio ao ensino de programação. Ainda, fatores relacionados à interface são verificados, objetivando a melhoria da comunicação entre o usuário e a ferramenta. A relevância deste trabalho está relacionada com a interdisciplinaridade que o software envolve, abrangendo diversas áreas como: educacional; de interface homem computador; linguagens de programação e computação gráfica, envolvendo o uso da biblioteca OpenGL. Justifica-se ainda a importância deste trabalho pelo fato de ser uma continuidade de outro já desenvolvido no curso de Ciências da Computação da FURB.