Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael de Souza
Título: Protótipo de um Computador de Bordo para Automóveis Baseado na Arquitetura ARM
 
Introdução:
Computadores de bordo e check control são itens que há décadas vem sendo incorporados aos veículos europeus. Já no Brasil, um carro possuir computador de bordo é pouco usual no trânsito. Veículos populares possuem apenas algumas funções básicas como hodômetro digital e velocímetro analógico. Já os veículos mais sofisticados possuem diversos recursos incorporados como carga da bateria, consumo médio, consumo instantâneo, quantidade de litros de combustível consumidos, distância que pode ser percorrida com a quantidade de combustível restante, alerta sonoro ou visual para quando ultrapassar a velocidade estipulada ou limite de rotações por minuto (RPM) do motor. Tanto o computador de bordo quanto o check control funcionam por meio de sensores eletrônicos. O check control acusa através de imagens e luzes se há problema com sistema elétrico, se as portas estão abertas, se o cinto de segurança não está conectado, entre outros (CHECK..., 1999). Os constantes avanços tecnológicos são impulsionadores dos novos conceitos em controle de tráfego viário. Veículos equipados com computadores de bordo poderão receber instruções do controle do trânsito central sobre a melhor rota para se alcançar um determinado lugar de destino. O computador de bordo também poderá informar o tempo de duração da viagem através da velocidade atual do veículo (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E CONTROLE ELETRÔNICO DE TRÂNSITO, 2003). Baseado nos conceitos apresentados, foi desenvolvido um computador de bordo utilizando microcontrolador que, através dos sensores presentes em um veículo, coleta informações essenciais, transformando os dados obtidos em informações consistentes, além de realizar projeções através dos dados coletados anteriormente. O computador de bordo pode ser ligado a um computador pessoal (PC) através da porta serial para configuração do sistema conforme as características do veículo a ser utilizado. Os dados processados no microcontrolador são exibidos em um display de cristal líquido (LCD).