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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Nader Zanotto
Título: Protótipo de laboratório de experimentação remota multiplataforma cliente
 
Introdução:
Os serviços e aplicações remotas estão ganhando espaço cada vez maior em diversas áreas. Inúmeros recursos vêm sendo disponibilizados pela rede mundial de computadores, a Internet, para quebrar as barreiras geográficas e permitir que um número maior de pessoas possam ter acesso a esses recursos. A educação é uma dessas áreas e um recurso que já vem sendo disponibilizado é o Laboratório de Experimentação Remota que, conforme Alves (1999), “[...] tem por objetivo ampliar a gama de utilização com a internet, propiciando interações com o mundo físico” e tentar suprir tanto a ausência de laboratórios como a insuficiência de equipamentos que acaba por restringir a interação prática. Segundo Wisintainer (1999, p. 1), “[...] o desafio é fornecer aos estudantes experiências práticas, não sendo limitadas pelos recursos finitos de laboratório”, ou seja, suprir essa indisponibilidade de equipamentos de laboratório estendendo a possibilidade prática. De acordo com Alves (1999), o Laboratório de Experimentação Remota é uma aplicação que permite obter informações reais através de um computador remoto acessando recursos sem precisar possui-los localmente, mas desde que se tenha acesso a Internet. Na área da eletrônica, um dos recursos mais utilizados é o microcontrolador. São baratos, poderosos e com um mercado crescente, sendo facilmente encontrados e produzidos por diversos fabricantes. Diante dos fatos apresentados acima, neste trabalho é proposto um protótipo de um laboratório para realizar experimentações remotas reais com o microcontrolador 89C51 através da linguagem de programação Assembly, para várias plataformas, fazendo uso de uma placa com a arquitetura do microcontrolador 89C51 descrita em Wisintainer (1999). Wisintainer (1999) desenvolveu um Laboratório de Experimentação Remota com o 8051 com funcionalidade restrita à plataforma Windows e sugeriu, como continuação de trabalho, desenvolver um protótipo multiplataforma cliente na linguagem Java. Com o avanço tecnológico surgiu a plataforma .NET, tendo sido a tecnologia adotada para desenvolvimento deste trabalho.