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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Antonio Urbano Filho
Título: Sistema de Aprendizado de Algoritmos pela Web Implementado com Gráficos Vetoriais
 
Introdução:
O ensino de programação é essencial num curso de ciência da computação. É ministrado em várias disciplinas, sendo a primeira delas Introdução à Programação, onde o aluno aprende os princípios da lógica e desenvolve a capacidade de análise e resolução de problemas descrevendo-os através de algoritmos (VARGAS, 2005, p. 13). Algoritmo pode ser considerado uma seqüência de procedimentos finitos que são executados no tempo certo para atingir o objetivo desejado (CARBONI, 2003, p. 12). Um algoritmo pode ser representado de várias formas, tais como fluxograma e Portugol. O fluxograma faz uso de símbolos geométricos e ligações que representam as estruturas de um programa. Já o Portugol representa o algoritmo usando a língua portuguesa escrita em uma sintaxe determinada (VARGAS, 2005, p. 13). O fluxograma é uma linguagem gráfica, enquanto o Portugol é uma linguagem textual. Um algoritmo pode ser criado diretamente na linguagem gráfica do fluxograma sem uma linguagem intermediária. O desafio no processo de ensino de lógica e algoritmos consiste no fato deste ser aplicado a grupos heterogêneos de indivíduos, cada um com talentos, estilos de trabalho, forma de pensar e métodos de aprendizagem diferentes (MEDEIROS; DAZZI, 2002). Uma solução para esse desafio está em o próprio indivíduo conduzir boa parte de seu aprendizado, e uma maneira de facilitar isso é fornecer um ambiente interativo de aprendizagem. “Os ambientes interativos de aprendizado são baseados em quatro princípios: o estudante deve construir seu conhecimento; o controle do sistema é feito, de forma mais significativa, pelo estudante; o sistema é individualizado para cada estudante; e o feedback é gerado em função da interação do estudante com o ambiente.” (VARGAS, 2005, p. 18). A internet é uma ferramenta de grande importância e deve ser considerada neste contexto, pois uma aplicação web que permita ao aluno criar e testar seus algoritmos pode ser utilizada tanto em aulas práticas presenciais como à distância (MEDEIROS; DAZZI, 2002), pois está disponível em qualquer hora ou local, aumentando assim as oportunidades do aluno utilizá-la. Entretanto, nas ferramentas hoje utilizadas na internet existem dificuldades com respeito à interatividade dos conteúdos, ou seja, na manipulação de objetos disponíveis na tela. Porém, novas tecnologias surgiram para facilitar o uso de gráficos de alta definição e manipulação interativa dos mesmos. Uma tecnologia promissora é um formato gráfico chamado Scalable Vector Graphics (SVG). Este formato permite criar gráficos vetoriais e animações em páginas geradas dinamicamente. Um gráfico vetorial contém as informações sobre as curvas e as linhas de uma imagem, ao invés de informações sobre seus pixels. Isto permite, por exemplo, que o gráfico seja aumentado ou diminuído na tela sem perda de definição. Os gráficos SVG podem ser incluídos em páginas HyperText Markup Language (HTML) e eXtensible HyperText Markup Language (XHTML). O SVG suporta conteúdo dinâmico e interatividade. Eventos podem ser usados para manipular objetos gráficos. Essa manipulação é possível através da utilização de linguagens de script, como o JavaScript, que podem criar novos gráficos e modificar ou excluir partes de um gráfico, acessando os elementos SVG no Document Object Model (DOM). Arquivos SVG também podem ser gerados dinamicamente através das linguagens que rodam no servidor web, como Hypertext Preprocessor (PHP). Um arquivo SVG segue o padrão eXtensible Markup Language (XML) e isto permite integrá-lo facilmente com outras tecnologias (MACHADO; FURTADO; ALVES, 2002). Assim, este trabalho descreve o desenvolvimento do AlgoSVG, uma ferramenta gráfica e interativa baseada na web para auxiliar no aprendizado de algoritmos. Esta ferramenta permite ao aluno construir o algoritmo graficamente por acrescentar e ligar entre si símbolos de fluxograma e, ao final, executar e testar o algoritmo criado. Para os gráficos foi utilizado o formato SVG e para os diálogos e demais formulários o HTML.