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Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Ricardo Dalfovo
Título: Módulo de Gerenciamento de Conteúdo para Ambientes de Ensino à Distância na Web
 
Introdução:
De acordo com Souza (2003), a evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) vem provocando mudanças significativas na comunicação da sociedade contemporânea. A integração destas tecnologias ao sistema educacional permite que novas propostas sejam adotadas com o intuito de promover a produção e recuperação do conhecimento, de forma dinâmica e atualizada no ambiente acadêmico. O ensino a distância (EaD) merece destaque nesta forma de trabalho. De acordo com Belloni (1999), embora tenha surgido há muito tempo, ele voltou a ser visto como uma importante forma de aprendizagem que movimenta muitos recursos financeiros e envolve vários agentes através do uso de meios eletrônicos e computacionais. Leiva (2003) trata os termos \\\'educação a distância (EaD)\\\', \\\'ensino a distância\\\' e \\\'aprendizagem a distância\\\' como sinônimos, embora alguns autores façam distinção entre eles. Neste documento foi utilizada a mesma abordagem. Algumas definições de EaD destacam a distância geográfica entre instrutor e aprendizes, enquanto outras enfatizam a adoção de tecnologias de comunicação. A definição mais abrangente inclui todas as formas de ensino-aprendizagem nas quais aprendizes e/ou instrutores se comunicam de algum modo, além de reuniões presenciais em sala de aula. O produto desejado de EaD é a aprendizagem a distância, a qual também é definida como o processo de aprendizagem sem contato pessoal regular com um instrutor ou com outros colegas em sala de aula presencial, enquanto ensino a distância significa o processo de ensino sem contato pessoal regular em regime presencial (Kaplan-Leiserson, 2002; Romiszowski et al., 1997; Sherry, 1996 apud LEIVA, 2003, p. 11). Chaves (2003 apud LEIVA, 2003, p. 12) afirma que as expressões \\\'Educação a Distância\\\' e \\\'Aprendizagem a Distância\\\' são inadequadas, pois educação e aprendizagem são processos que ocorrem dentro da pessoa, sem possibilidade de serem realizados a distância. Ensinar a distância, porém, é possível e ocorre o tempo todo. A expressão \\\'ensino a distância\\\' faz sentido aqui porque quem ensina está \\\'espacialmente distante\\\' (e talvez distante no tempo) de quem aprende. O termo \\\'distância\\\' foi originalmente usado para se referir ao espaço, mas pode também se referir ao tempo. Berté; Sebben; Weber (2005) destacam as características do ensino presencial: a) espaço físico definido; b) horário pré-determinado;. c) professor: transmissor da informação; d) aluno: receptor da informação; e) recursos didáticos limitados; f) desafio: manter a atenção do aluno. As características do EaD são: a) espaço físico variável; b) horário adaptável conforme as necessidades; c) professor: incentivador de conhecimento; d) aluno: formador do conhecimento; e) recursos didáticos ilimitados; f) desafio: adaptação às novas tecnologias. Berté; Sebben; Weber (2005) acreditam que o ideal é utilizar o ensino a distância como apoio ao presencial. Desta forma, consegue-se chegar a um ensino de qualidade, com as seguintes características: a) disseminação da informação; b) facilitação de acesso ao conteúdo; c) disponibilização do conteúdo; d) processo de comunicação: e-mail, fóruns de discussão, chat. No entanto, é necessário gerenciar o conteúdo dos ambientes de EaD na web. De acordo com Costa (2004), este é um desafio, devido ao crescente volume de informações disponibilizadas nos sites. Conforme Tonelli (2003), alguns problemas freqüentes na implementação de sistemas EaD são: a) pouca qualidade de conteúdo em detrimento do formato; b) problemas de infra-estrutura e de tecnologia; c) utilização inadequada de plataformas de software; d) conteúdo inadequado ao propósito do curso e de seus objetivos de aprendizado; e) ausência de foco em técnicas de usabilidade. Uma alternativa para publicar informações de forma rápida e eficiente é adotar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo na Web (CMS), do inglês (Content Management System), o qual é “responsável por apresentar ao aluno textos, imagens e sons que possibilitem uma experiência motivadora durante o aprendizado.” (TONELLI, 2003). Neste trabalho desenvolveu-se um módulo de gerenciamento de conteúdo para ambientes de aprendizagem com a finalidade de auxiliar alunos e professores, através da complementação do ensino presencial. Foram utilizados os conceitos de EaD e CMS durante o desenvolvimento do mesmo.