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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Adriano Cosme Rezena
Título: Sistema para Rastreamento de Ônibus Utilizando a Tecnologia RFID
 
Introdução:
A identificação por Rádio Freqüência - Radio Frequency Identification (RFID) teve sua origem, segundo GS1 BRASIL (2003), em 1935, a partir de um dispositivo para identificar aviões aliados e inimigos e de lá, tem evoluído constantemente. Segundo Bernardo (2006), especialistas na área de tecnologia afirmam que mais cedo ou mais tarde, esta tecnologia estará nos produtos que qualquer consumidor vier a comprar. De acordo com o Instituto Nacional de Telecomunicações (2005), a etiqueta de identificação por radiofreqüência é considerada a sucessora do código de barras. E o varejo vê na RFID a possibilidade de rastrear um produto ao longo de toda a cadeia de suprimento, desde sua saída da fábrica até sua chegada ao ponto-de-venda, implantando uma ‘etiqueta inteligente’ em cada produto, a qual é simplesmente conhecida por ‘tag’. Segundo Stanton (2004), as vantagens potenciais de identificação por radiofreqüência sobre código de barras são diversas. A principal é realizar a identificação sem contato e sem ter que ter uma vista direta do produto. Esta tecnologia já é usada, por exemplo, em computadores, automóveis, cartões bancários e de crédito e até nos brincos de identificação de animais. Porém ainda não foi muito bem difundida, devido ao seu ainda alto custo (WENKEL, 2005). Um problema encontrado, onde esta tecnologia seria de grande utilidade, é no controle dos ônibus de uma empresa de transporte rodoviário. A empresa precisa ter um controle de quanto tempo o ônibus levará para chegar até a próxima rodoviária, por onde ele já passou, em quais lugares ele ainda vai parar, ou quantos quilômetros faltam para ele chegar ao seu destino. Se a empresa não tem um controle para isso, os dados não podem ser comprovados.Não se pode saber com exatidão a quanto tempo o ônibus saiu de sua última parada e qual foi ela por exemplo. E muitas vezes, a aquisição destes dados torna-se necessária para os processos internos da empresa. Dentre alguns dos outros problemas relacionados pode-se citar a necessidade do cliente da empresa e não só da empresa de saber a localização do ônibus, fazendo com que o cliente possa se programar melhor para a chegada do ônibus, evitando imprevistos. Nas empresas que já possuem um sistema que faça esse controle, a entrada dos dados é manual, ou seja, sempre que um ônibus entra ou sai do terminal rodoviário, é necessário que alguém dê a entrada destes dados no sistema. Essa proposta consiste em implantar um tag de RFID em um ônibus (já que ela pode resistir à presença de poeira, fluidos, alta temperatura ou vibração) e um leitor (que estará conectado a um microcomputador) na entrada e saída do terminal rodoviário, para que seja feita a marcação automática da chegada e saída do terminal. Os dados da entrada e saída serão gravados em um servidor remoto, através de um aplicativo (também previsto nesta proposta) que roda neste microcomputador. Um outro aplicativo (também previsto nesta proposta, que realizará o cadastro de ônibus, rodoviárias, rotas, linhas, viagens e cidades), ficará responsável pela apresentação dos dados ao usuário. A proposta consiste ainda, em disponibilizar uma página web para que os clientes possam fazer o acompanhamento (onde já passou, onde ainda vai parar) do seu ônibus.