Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Daiana Maria Sedrez
Título: Aplicação Comercial para Celulares Baseada em M-Commerce Utilizando J2ME
 
Introdução:
Mundialmente a telefonia celular tornou-se popular tanto no ambiente de trabalho quanto na vida privada. Segundo Alencar (2006, p. 1), a base de celulares no Brasil alcançou a marca de 89,4 milhões em março de 2006. Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mês de março de 2006 foi o melhor desde o ano de 1999, registrando-se 1,3 milhões de novas habilitações, tendo os últimos 12 meses um crescimento de 30% comparado ao período anterior, pois o país ganhou 18 milhões de novos assinantes. De acordo com Teixeira (2005, p. 1), há dois bilhões de celulares no mundo, marca concedida em setembro de 2005. No Brasil o celular já faz parte do dia-a-dia dos brasileiros, onde 23 milhões de brasileiros pretendem comprar o primeiro celular e 10 milhões pretendem trocar seu aparelho por um novo (Rydlewski, 2004, p. 102). Hoje o aparelho celular é bastante diferente de 10 anos atrás, conforme Menezes (2003, p. 2), pois além de celular é também máquina fotográfica, Mpeg Layer 3 (MP3) Player, Personal Digital Assistant (PDA), rádio, internet, executor de aplicativos. É tendência natural da evolução do celular acrescentar a essas funcionalidades um cartão de crédito eletrônico, para que se faça presente o Mobile-Commerce (M-Commerce). De acordo com Moskorz (2002, p. 12), M-Commerce é a sigla para Mobile-Commerce. Numa tradução livre, poder-se-ia chamar de Comércio Móvel, onde na verdade, a própria sigla é uma derivada do Eletronic-Commerce (E-Commerce), ou comércio eletrônico. De certa forma, o termo mais correto seria Eletronic-Mobile-Commerce (E-M-Commerce). Então, uma melhor tradução seria “Comércio Eletrônico Móvel”. Segundo Observatório do Comércio (2000, p. 1), M-Commerce pode ser definido como a venda de produtos e serviços ao consumidor através de aparelhos móveis (Observatório do Comércio, 2000, p. 1). Conforme Adam Zawell (2005, apud Reuters, 2005, p. 1) do Yankee Group, a previsão de transações de comércio eletrônico móvel é de somar US$ 1,2 bilhão na Europa em 2009, registrando alta em relação aos US$ 243 milhões registrados em 2004. Enquanto isso, as transações na Ásia podem crescer para US$ 1,7 bilhão daqui a quatro anos, partindo de um patamar de US$ 370 milhões registrados no ano passado. “Se a tecnologia chegar a um ponto em que seja mais fácil usar o celular do que tirar dinheiro da carteira para pagar por um produto, então os consumidores vão adotá-la”. Segundo Almeida (2004, p. 21), para a execução de aplicativos dentro dos celulares, é necessário algo para desenvolver os aplicativos. A tecnologia Java possui a edição Java 2 Micro Edition (J2ME) para pequenos dispositivos como pagers, telefones celulares, set-top boxes de TVs a cabo, PDA, sendo uma versão específica da máquina virtual criada para ser executada em um ambiente com recursos limitados de memória e processamento. Os desenvolvedores são livres para criar aplicações e executá-las em qualquer dispositivo de qualquer fabricante que possua uma máquina virtual, não sendo necessário se prender a um dos fabricantes ou a uma tecnologia. Também é livre a escolha do modelo de telefone celular que possa executar o aplicativo desejado. Conforme Montenegro e Pereira (2005, p. 29), na indústria de dispositivos de consumo, a área de celulares é onde o J2ME tem recebido mais investimentos. Atualmente existem mais de 350 modelos de handsets Java de 31 fabricantes. No final do ano de 2004, existiam mais de 570 milhões de aparelhos com suporte à J2ME. Antes do J2ME, para executar uma aplicação em um celular, ele deveria ser escrito na linguagem nativa do próprio dispositivo. O processo de conversão do aplicativo de um dispositivo para outro era potencialmente complexo, com custos que poderiam inviabilizá-lo. Portanto, neste trabalho foi realizada a construção de um aplicativo para celular para compra de produtos e serviços oferecidos para venda, utilizando o conceito de M-Commerce e os recursos disponibilizados pela tecnologia J2ME. Para a troca de informações entre os aplicativos dos celulares que foram desenvolvidas em J2ME e a aplicação servidora que foi desenvolvida em Java 2 Enterprise Edition (J2EE), e vice-versa, foram utilizados Web Services em um servidor de aplicações, utilizando Hiper Text Transfer Protocol (HTTP) e Simple Object Access Protocol (SOAP).