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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jean Joäo Leopoldo Ronchi
Título: Sistema de Informação para Formação de Custo de Esquadrias de Madeira
 
Introdução:
Conforme Laudon e Laudon (1999, p. 3), independentemente do tamanho, cada vez mais as organizações necessitam dos sistemas de informação (SI) para reagir aos problemas e oportunidades do ambiente de negócio. Estes sistemas estão transformando a maneira como o trabalho é conduzido e como os produtos e serviços são produzidos. Com base nestas informações, é crescente a preocupação de buscar melhorias nos sistemas de informações, buscando tornar as organizações cada vez mais flexíveis a mudanças, tornando-as mais competitivas. De acordo com Dalfovo e Amorim (2000, p. 23), os administradores precisam estar muito bem informados, pois a informação é a base para toda e qualquer tomada de decisão. Sendo assim os SI tem um papel fundamental e cada vez maior em todas as organizações, pois quando eficazes, podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso organizacional. Os SI são tipos especializados de sistemas cada vez mais utilizados por executivos e demais pessoas envolvidas no processo decisório e de planejamento de uma organização. Segundo Laudon e Laudon (1999, p. 4), pode ser definido SI como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento) e disseminam (saída) os dados e informações. A entrada (ou input) envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo. O processamento envolve a conversão dessa entrada bruta em forma mais útil e apropriada. A saída (ou output) envolve a transferência da informação processada às pessoas ou atividades que a usarão. A realimentação (ou feedback) é a saída que retorna aos membros adequados da organização para ajudá-los a refinar ou corrigir os dados de entrada. De acordo com Dalfovo (2004, p. 20), os SI são divididos de acordo com as funções administrativas, que, a mercê de suas características próprias, foram tratadas de forma individualizada, entre as quais encontra-se: a) Sistema de Informação para Executivos (EIS); b) Sistema de Informação Gerencial (SIG); c) Sistema de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD); d) Sistema de Suporte às Transações Operacionais (SSTO); e) Sistema de Suporte a Tomada de Decisão por Grupos (SSDTG); f) Sistema de Informação de Tarefas Especializadas (SITE); g) Sistema de Automação de Escritórios (SIAE); h) Sistema de Processamento de Transações (SPT); i) Sistema de Informação Estratégico para o Gerenciamento Operacional (SIEGO). De acordo com Dalfovo (2004, p. 25), a metodologia SIEGO é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da organização e que proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. A metodologia SIEGO pretende ter um impacto na estratégia corporativa e no sucesso da organização. Este impacto pode beneficiar a organização, os executivos da organização e qualquer indivíduo que interagir com o mesmo. A metodologia SIEGO pode ser utilizada como um gerenciador das informações necessárias aos executivos e tomadores de decisões da organização. Entre as características principais da metodologia SIEGO, encontra-se seu foco voltado para a redução dos custos operacionais e a melhoria continua na performance da organização. Seu objetivo principal é alcançar melhorias operacionais em relação ao assim denominado tripé (custo, tempo, qualidade), relevantes para cada decisão a ser tomada, tanto no nível estratégico, quanto tático e operacional da organização. Através do sistema, foi possível dar subsídios para os executivos da organização no processo de elaboração de orçamentos e da apuração do custo do produto a ser fabricado. Tendo em vista que um dos fatores relevantes é o fator custo dos produtos fabricados pela organização e a relação de tempo da elaboração destes, pretende-se diminuir o tempo de atendimento ao cliente da organização bem como fornecer a relação de materiais ao qual compõem o produto. Para a formação do custo foram utilizadas fórmulas, geradas através de levantamentos feitos por equipe de consultoria da própria organização, as quais eram armazenadas em planilhas do Excel.