Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jonathan Manoel Borges
Título: Ambiente Web de Suporta Suporte ao Processo de Avaliação da Qualidade de Produtos de Software
 
Introdução:
Conforme Sommerville (2003, p. 458), “atingir um alto nível de qualidade de produto ou serviço é o objetivo da maioria das organizações. Atualmente, não é mais aceitável entregar produtos com baixa qualidade e reparar os problemas e as deficiências depois que os produtos foram entregues ao cliente”. Para Cortês e Chiossi (2001), a “preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado”.
A busca pelo desenvolvimento de produtos com qualidade encontra-se também na indústria de software. Muitas empresas estão adotando métodos, ferramentas, modelos de desenvolvimento e buscando certificações da qualidade de software, a fim de obterem selos que garantam a conformidade de seus produtos. Sobretudo, para avaliar a qualidade do software precisa-se definir padrões, com os quais os produtos de software possam ser comparados.
Neste sentido, institutos internacionais como a International Organization for Standarization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC) definiram normas da qualidade de produtos de software. Dentre estas, pode-se citar as normas ISO/IEC 9126, aplicada a produtos de software, ISO/IEC 12119 para pacotes de software e a norma ISO/IEC 14598, padrão para processo de avaliação de produtos de software (WEBER; ROCHA; NASCIMENTO, 2001, p. 41).
Com base nestas normas, o Centro de Pesquisa Renato Archer (CenPRA) vem desenvolvendo projetos com o intuito de transferir conhecimento e tecnologia para a avaliação de produtos de software. Como resultado destes projetos, pode-se destacar o Método de Avaliação da Qualidade de Produto de Software (MEDE-PROS), que define um modelo de qualidade aplicado na avaliação de produtos de software. O CenPRA disponibiliza o método a laboratórios interessados. Para isso, os laboratórios devem passar pelo processo de credenciamento junto ao CenPRA.
Em Blumenau, a iniciativa para a criação do laboratório partiu do Grupo de Pesquisa de Qualidade de Software da Universidade Regional de Blumenau (FURB), surgindo então, o Laboratório de Qualidade de Software da FURB/Instituto GENE (LQS), credenciado pelo CenPRA a utilizar o método MEDE-PROS. Atuando desde 2004, o LQS conta com sete professores do curso de Ciências da Computação habilitados a proceder avaliações de software, contribuindo não só para quem produz software, auxiliando na busca pela melhoria da qualidade do software, como para as empresas consumidoras de software, podendo
adquirir produtos com qualidade, além de contribuir para a consolidação de Blumenau como pólo de software (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 2004).
Com a utilização do método MEDE-PROS, os integrantes do LQS identificaram a necessidade de um sistema para auxiliar no processo de avaliação, visto que a maioria das atividades eram realizadas de forma manual.