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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gustavo Eduardo Grahl Froeschlin
Título: Editor gráfico de ruas para o sistema de controle de tráfego de automóveis em uma malha rodoviária urbana :versão 2.0
 
Introdução:
No dia-a-dia percebe-se com certa freqüência o acúmulo de veículos nas vias urbanas, sobretudo em horários de pico. Sem dúvida este é um problema que vem se agravando com o passar dos anos. Os motivos são vários: a facilidade de aquisição de um veículo, a superpopulação, o pobre planejamento das vias e a não aplicação de um controle mais rigoroso para os veículos sem condições básicas de tráfego.
Os grandes centros urbanos já tomaram providências com relação a este problema. Em São Paulo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disponibiliza informações on-line em seu portal (CET, 2005), para todos aqueles que desejarem saber a situação de tráfego das vias. Assim também é feito com a ponte Rio-Niterói, que possui um portal (PONTE, 2005) informando as condições de atuais de trânsito, inclusive disponibilizando imagens de câmeras instaladas ao longo do trecho. Em Fortaleza, Ceará, o cidadão pode consultar on-line as últimas imagens dos principais cruzamentos do centro da cidade (AMC, 2004). Iniciado em 2003, o projeto Sistema de Informação e Controle de Mobilidade Urbana (SINCMobil) da Universidade Federal de Santa Catarina propõe o desenvolvimento de um sistema composto de 2 sub-sistemas: um que coleta e disponibiliza os dados de tráfego para aqueles que desejarem consultá-los e outro que os processa e interage com os semáforos, mudando se necessário seus tempos de ativação em cada estado.
Percebendo tal tendência, em Freire (2004) é descrito o desenvolvimento de um sistema de simulação de tráfego de veículos em uma malha urbana, objetivando simular e verificar o comportamento do tráfego viário. O software carrega uma malha urbana prédefinida e permite adicionar à ela veículos e definir suas velocidades. Como extensão de seu trabalho, Freire propôs o desenvolvimento de um editor gráfico para a malha rodoviária a ser carregada neste sistema. Em Bertoldi (2005) é descrito o desenvolvimento de um editor para tal finalidade. Para o desenvolvimento deste editor foi utilizado o ambiente de desenvolvimento Delphi 7 da Borland e a biblioteca gráfica OpenGL.
Analisando o editor construído por Bertoldi, verificou-se algumas falhas e também a necessidade de recursos a serem adicionados para incrementar o mesmo. O trabalho aqui descrito trata da especificação e implementação de melhorias a serem realizadas no Editor Gráfico de Malhas Rodoviárias (EGMR) para o Sistema de Simulação de Tráfego Viário (SSTV), sendo apresentada uma segunda versão do mesmo (primeira versão descrita em Bertoldi, 2005).