Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Antonio de Oliveira Junior
Título: Aplicação de Gerência de Objetos Compartilháveis de um SGBD Oracle
 
Introdução:
Em um mundo corporativo os softwares e os procedimentos para criação dos mesmos estão sendo a cada dia aprimorados, objetivando assim, acelerar o processo de desenvolvimento de novas aplicações e de auxiliar na manutenção de aplicações já existentes.
Aplicações criadas internamente em um banco de dados fazem com que rotinas validem os dados diretamente no banco, sem necessitar de rotinas em nível de aplicação, como é o caso de rotinas criadas com a linguagem Procedural Language Structure Query Language (PL/SQL) da Oracle. Estas rotinas transformam-se em objetos que por sua vez podem ser compartilhados e utilizados em qualquer aplicação. Dentre os objetos disponíveis para a criação de aplicações estão packages, procedures, triggers, functions e views, os quais são objetos abordados neste trabalho.
O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle é largamente utilizado em empresas de grande porte. Tais empresas em geral utilizam-se das funcionalidades do banco, criando assim objetos que automatizam processos e possibilitam que os dados armazenados no banco passem por validações que certificariam a consistência da informação (Bumerang, 2005).
Após o desenvolvimento de tais objetos, faz-se necessário realizar o processo de entrega do software, isto é, a liberação das rotinas de tratamento de dados que irão interagir com as aplicações. Em caso de utilização de objetos de um banco de dados faz-se necessário um Database Administrator (DBA). Este coletará todas as informações pertencentes aos programas internos do banco antes da liberação e, caso haja problemas com os novos programas, o DBA deverá desfazer todo o fluxo de entrega dos objetos referentes ao processo, realizando assim o retorno dos objetos antigos e suas informações sobre direitos de acesso.
Para atender a demanda e auxiliar o desenvolvimento, foi desenvolvido um software para o gerenciamento de objetos compartilhados do banco de dados Oracle, fornecendo assim um controle de alocação de código, um local para armazenamento de fontes e registrando e consistindo as informações pertencentes aos programas PL/SQL da Oracle.
O trabalho será especificado utilizando o padrão de projeto chamado Model-View-Controler (MVC), que determina uma programação em camadas. Cada camada é responsável por uma tarefa, estas tarefas são distribuídas entre a camada modelo que realiza a comunicação com a base de dados, camada de controle que contém as regras de negócio e a camada de visualização que exibe as informações na tela.