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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leandro da Silva
Título: Sistema de Apoio ao Diagnóstico Odontológico utilizando Raciocínio baseado em Casos
 
Introdução:
Sistema é um conjunto de componentes ou elementos que interagem entre si para atingir um objetivo. Sistemas de informação são componentes inter-relacionados que coletam, armazenam, manipulam e distribuem as informações, fornecem também um mecanismo de feedback, utilizado para fazer ajustes na entrada ou processamento dos dados (STAIR,1998). Segundo Dalfovo (2000a), os sistemas de informação passaram por algumas mudanças. Primeiramente trabalhava-se para gerar e implantar informações nos computares. Atualmente as informações são geradas e implantadas facilmente, entretanto, as empresas têm grandes necessidades de informações executivas, gerencias e operacionais, para que possam tomar rápidas decisões no mercado globalizado. O uso de inteligência artificial pode tornar um sistema de informação em uma ferramenta de apoio a decisão muito útil. Conforme (RABUSKE, 1995, p. 23) Inteligência Artificial(IA) é a aplicação de técnicas e recursos para solucionar problemas que para um humano seria necessário um certo grau de perícia e raciocínio. A IA tem diversas aplicações, onde (RABUSKE, 1995, p. 28) classifica da seguinte forma: Sistemas Especialistas, Processamento de Linguagem Natural, Reconhecimento de Padrões, Robótica, Base de Dados Inteligentes, Prova de Teoremas e Jogos. Na Prova de Teoremas ou Raciocínio Baseado em Casos (RBC), o sistema tem como base casos passados de fracasso ou sucesso para a identificação de similaridades. Segundo Lira (2000), uma questão importante na utilização de um RBC é a representação do caso no computador. Em essência, os casos armazenados devem manter a informação necessitada pelos usuários. A identificação das doenças orais está diretamente ligada ao conhecimento do especialista, e é muito importante a existência de um sistema que torne fácil o diagnóstico de doenças da cavidade bucal. Esse sistema, além de auxiliar no diagnóstico de doenças, pode armazenar todo o conhecimento que foi obtido com a solução de novos casos para ser utilizado na solução de casos futuros. De acordo com Degoulet & Fieschi (1997 apud SIGULEM, 1997) e Hersh (1996 apud SIGULEM, 1997), a informática médica auxilia na coleta, no registro e na análise dos dados gerando conhecimentos, permitindo o monitoramento do processo de assistência e aumentando a qualidade no processo de diagnóstico e na prescrição da terapia. Com isso a informática médica pode atender a diversas áreas da medicina, desde a microscópica até a macroscópica, desde a assistência individual até a saúde coletiva. Existem hoje diversos sistemas que contemplam as rotinas de uma clínica odontológica, permitindo controles administrativos, como de estoque, financeiro, bem como controle de horários de atendimentos e emissão de diversos relatórios gerenciais. Entretanto, nem todos possuem em seu contexto um sistema de apoio ao diagnóstico (SAD). Diante disso, observou-se a necessidade de desenvolver-se um sistema que auxilie o profissional de odontologia no diagnóstico das enfermidades dos pacientes, automatizando rotinas de cadastro e recuperação de informações patológicas apresentadas pelos pacientes, utilizando umas das técnicas da Inteligência Artificial chamada de RBC. Barone (2003), define Raciocínio Baseado em Casos como uma das técnicas da Inteligência Artificial que representa o conhecimento propondo a solução de problemas através de experiências semelhantes registradas no passado.