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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucimar Lídia Depiné
Título: Sistema de Informação Gerencial Aplicado à Polícia Militar de Santa Catarina na Regional de Timbó
 
Introdução:
De acordo com Marcineiro (2001), desde a pré-história, o homem começou a organizar-se socialmente, constituindo famílias, unindo-se em grupos e criando aldeias. Este fato ocorreu para garantir a continuidade da espécie e facilitar a sobrevivência. A polícia nasceu de uma necessidade social de segurança destes grupos e, desde então, exerce um papel de relevância na qualidade de vida dos povos.
Em Santa Catarina, a polícia também exerce papel fundamental na manutenção da ordem pública e segurança interna do estado. Desde a sua criação por Feliciano Nunes Pires em 05 de maio de 1835, a Polícia Militar (PM) vem atuando com a finalidade de garantir a segurança da população. E, para ter maior qualidade e agilidade em suas atividades, a PM informatizou seu sistema de registro de ocorrências.
De acordo com Furlan; Ivo; Amaral (1994), comandar uma empresa por meio de computadores em vez de papéis não é somente uma questão de modernidade, mas principalmente de agilidade e precisão. Em função da complexidade das operações e da competição, as empresas estão sendo obrigadas a dinamizar seu processo de decisão.
Quando se inicia um processo de informatização nas empresas, vários sistemas são desenvolvidos para atender às diferentes necessidades básicas do negócio. Não raro, com o passar do tempo, os executivos passam a receber vários e, muitas vezes, extensos relatórios de utilidade duvidosa. Esta é uma realidade: os sistemas tradicionais suprem os executivos com relatórios extraídos de vários bancos de dados com muitas informações que, às vezes, chegam a ser conflitantes entre si, e contribuem muito pouco para o que já é de conhecimento do executivo, o que se torna irrelevante para o processo de decisões estratégicas e prioritárias. O acúmulo de dados nas organizações, na maioria das vezes, mais atrapalha do que ajuda, comprometendo, inclusive, a credibilidade das informações.
De acordo com Jamil (2001, p. 177), o executivo da atualidade necessita de informações devido aos diversos processos decisórios que são antepostos ao mesmo, para que direcione os negócios, os investimentos, os próximos passos de sua vida profissional. Os sistemas de informação (SI), como agregadores de conhecimento, cumprem papel fundamental e necessário nesta forma de trabalhar.
Dalfovo (2004, p. 19) afirma que o executivo precisa ter informações precisas e atualizadas. Assim, torna-se de extrema necessidade para as organizações a missão de administrar as informações.
Dearden (1972 apud OLIVEIRA, 2002, p. 40) afirma que um sistema de informação gerencial (SIG) é um método organizado para prover o executivo de informações passadas, presentes e futuras sobre a operação interna e o ambiente da empresa. O SIG dá suporte às funções de planejamento, controle e operação de uma empresa, fornecendo informação uniforme para assistir a tomada de decisão.
Existe hoje, na PM de Santa Catarina, um sistema de informação alimentado por todos os municípios do estado. Este sistema gera relatórios por localidade e natureza, que eventualmente são consultados. Também são utilizadas planilhas eletrônicas para a visualização de dados relativos às ocorrências policiais não contemplados pelo sistema atual.
No entanto, não existe na corporação (regional de Timbó) um aplicativo que forneça informações em nível estratégico. As necessidades não são plenamente atendidas, uma vez que as informações apresentadas pelo sistema atual e pelas planilhas eletrônicas não são suficientes para permitir o acompanhamento e controle de ocorrências, bem como auxiliar na tomada de decisões. Os oficiais necessitam de funcionalidades como gráficos que permitam analisar a quantidade de ocorrências em diferentes períodos e localidades, entre outras. (informação verbal) .
Neste trabalho, desenvolveu-se um SIG, com base nos dados das planilhas eletrônicas e nas informações públicas fornecidas pela PM. Este sistema auxiliará os executivos (oficiais da PM) na tomada de decisão, uma vez que contempla as funcionalidades descritas acima, as quais não fazem parte do sistema utilizado atualmente.