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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Elson Mauro Scharf
Título: Trabalho Cooperativo Aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem
 
Introdução:
Embora tenha surgido há muito tempo, o Ensino a Distância (EaD) voltou a ser visto como uma importante forma de aprendizagem que movimenta muitos recursos financeiros e que envolve vários agentes (administrador/professor, utilizador/aluno ou visitante) através do uso de meios eletrônicos e computacionais. Este crescimento se deve à facilidade de acesso que as pessoas estão tendo cada vez mais à rede mundial de computadores: a internet. (BELLONI, 1999)
De acordo com Dalfovo, Azambuja e Dias (2004), EaD conceitua que a aprendizagem pode ser planejada e que geralmente ocorre num lugar diferente do ensino presencial, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de cursos, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem como, arranjos essenciais organizacionais e administrativos.
Para que pessoas em um mesmo local ou geograficamente distribuídas trabalhem de forma cooperativa, pois pode existir um ambiente de apoio à comunicação entre elas. A área de pesquisa que investiga os processos de apoio à cooperação e conseqüentemente, possibilita o trabalho, a produção conjunta e a troca de informações, denomina-se Computer Supported Cooperative Work - Trabalho Cooperativo Suportado por Computador (CSCW) (ELLIS, GIBBS e REIN,1991).
Conforme XQuatro (2004), um grupo de pessoas pertencentes a uma empresa na área de desenvolvimento web localizado no Instituto Gene Blumenau, realizou pesquisas na rede mundial de computadores sobre a utilização de sistemas de informação aplicado no EaD e constatou-se que existe um interesse de profissionais em atualizar-se na utilização de novas tecnologias e na integração destas nos seus cursos e empresas. Uma forma de viabilizar esta atualização é fornecendo cursos sobre os mais variados assuntos, onde a prática destes e o acompanhamento, já seja via internet.
Para solucionar este problema, o grupo está desenvolvendo um ambiente voltado ao EaD denominado Ambiente Virtual de Aprendizagem – EDUX (AVA – EDUX). Este sistema é via web e fornece recursos para praticamente todas as tarefas realizadas pelo administrador ou utilizador, recursos que tornam a rede mundial de computadores uma verdadeira sala de aula contendo: galeria de fotos, atividades, forum, chat, blog e outras funcionalidades.
Um recurso que vem agregar valor ao AVA – EDUX refere-se à produção cooperativa de textos. Através desta funcionalidade será permitida a construção de um texto entre os diversos participantes de um curso, viabilizando o controle automático das alterações efetuadas por cada usuário. Além da facilidade prevista para a construção do texto, o editor também deverá facilitar a correção/avaliação dos textos pelo administrador da disciplina ou pelo próprio utilizador caso ele tenha recebido acesso a essa funcionalidade através do administrador da disciplina em questão.
Diante de toda esta estrutura projetada para atender o ensino presencial e futuramente o EaD, tem-se um problema na correção dos diversos tipos de textos sendo atualmente na forma manual, isto é, em formato de papel. Atualmente esse processo ainda é feito manualmente para qualquer tipo de instituição, empresa ou escola, dessa forma os documentos em formato de papel podem ser perdidos com o tempo pelo manuseio, rasuras, alterações e grafias incompreensíveis de algumas pessoas. Através do editor de texto cooperativo esse processo torna-se automático no formato digital, pretendendo-se desta maneira, evitar que esses textos ou documentos em formato de papel sejam perdidos através do manuseio.
O editor de texto cooperativo permite ao administrador ou utilizador da disciplina digitar ou postar um texto qualquer no AVA – EDUX e em seguida disponibilizá-lo, para que assim em grupo sejam realizados os diversos tipos de correções/avaliações que os integrantes acharem necessário. Dessa forma o usuário lê o texto original, edita, altera e o sistema grava as modificações sempre abaixo da versão original. Após esses passos outro usuário acessa o editor de texto, lê a versão mais atual da correção, faz as modificações desejadas, grava e assim sucessivamente até quando o usuário que postou ou digitou a versão original decidir finalizar o processo.
Quanto ao controle automatizado de alterações, o principal diferencial da ferramenta se deve ao sistema habilitar automaticamente três cores da seguinte forma: verde para inclusão, vermelho para exclusão e azul para a alteração de alguma palavra, frase ou texto, assim no final do processo o sistema possibilitará gerar uma versão final do documento com todas as revisões realizadas. Outro diferencial seria a possibilidade de exportação do texto final para análise ou até mesmo para leitura em outro formato “.txt, .html ou .pdf”.