Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Daiana Roberta Wahldrich
Título: Sistema de Informação para Acadêmia de Musculação
 
Introdução:
Com o passar do tempo e com a modernidade dos dias atuais, homens e mulheres têm procurado manter a forma. Pode-se notar que as academias de musculação estão expandindo e atraindo um número cada vez maior de adeptos. Isso ocorre porque as pessoas já tomaram conhecimento que as fórmulas consideradas milagrosas prejudicam a saúde e muitas delas não apresentam os resultados prometidos.
Com a evolução das academias de musculação e o avanço tecnológico, os empresários começaram a apostar mais em aparelhos computadorizados, modernos, que complementam a exigência do mercado competitivo. Com esses avanços juntamente com a expansão desse setor, é notável a necessidade de softwares direcionados para este público-alvo.
Segundo Basu (1986), para se alcançar os objetivos desejados das empresas, a habilidade de tomar decisões rápidas e eficazes é de vital importância para ambos, o administrador e sua organização. No caso das academias o processo de tomar decisões na hora de desenvolver um cronograma específico para o aluno é complicado e demorado, pois deve ser levado em conta todo um histórico do aluno. Muitas vezes o profissional que está desenvolvendo o mesmo pode acabar esquecendo de perguntar algo de suma importância ao aluno e esse mero esquecimento poderá acarretar graves danos à saúde do mesmo.
A tomada de decisão constitui uma ação que requer conhecimento técnico, lógica, dados e informação disponíveis, equacionando as alternativas possíveis. Para isso existem os Sistemas de Informação.
De acordo com Laudon e Laudon (1994), os Sistemas de Informação são divididos nas seguintes categorias:
a) nível operacional: monitora as atividades elementares e transacionais da organização. O seu propósito é o de responder as questões de rotina e fluxo de transações (vendas, recibos, depósitos de dinheiro, folha decisão de crédito, entre outros);
b) nível especialista: oferece suporte aos funcionários especializados em dados numa organização. O propósito é ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos aos negócios e ajudar a organização controlar o fluxo de papéis (trabalhos burocráticos);
c) nível administrativo: dá suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas em nível médio. O propósito é controlar e prover informação para a direção setorial de rotina administrativa;
d) nível estratégico: abrange as atividades de planejamento de longo prazo dos administradores seniores. O propósito é compatibilizar mudanças no ambiente externo com as capacidades organizacionais existentes.
Ainda de acordo com Laudon e Laudon (1994), os Sistemas de Informação são divididos nos seguintes tipos: Sistemas de Informação para Executivos; Sistemas de Informação Gerenciais; Sistemas de Informação de Suporte à tomada de Decisão; Sistemas de Informação de Tarefas Especializadas e Automação de Escritórios; e Sistemas de Informação de Escritórios. Os Sistemas de Informação de Suporte à Tomada de Decisão são sistemas voltados para administradores, tecnocratas especialistas, analistas e tomadores de decisão. São sistemas de acesso rápido, interativos, orientados para ação imediata.
Para o desenvolvimento do software de auxílio na tomada de decisão é necessário que a pessoa empenhe-se ao máximo e busque uma interação com o meio onde o sistema será aplicado.
Para atender a estas exigências do desenvolvimento de sistemas, contextualiza-se aqui o funcionamento de uma academia. A matrícula em uma academia exige que se realize uma avaliação física (por medição de dobras cutâneas ou medição circunferencial) completa ou que seja ao menos calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) do indivíduo. De acordo com Pinheiro (2001?), uma avaliação bem feita é aquela em que se utiliza critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado. Em meio a tanto conhecimento técnico-científico, não se pode mais permitir a utilização do protocolo do \'achismo\', ainda empregado por alguns profissionais em suas avaliações. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados.
Neste contexto, o sistema proposto auxiliará na tomada de decisão do professor que trabalha na Shape Academia. O software utilizará como princípio os dados sobre a saúde do aluno e os dados fisiológicos, informados sobre o mesmo, apresentando como resposta um cronograma contendo um treino específico para cada situação. Para os cálculos dos dados fisiológicos através de medições das dobras cutâneas foi utilizado o protocolo de Petroski (1995), já nas medições circunferenciais foi utilizado o protocolo de Penroe, Nelson e Fisher (1985). Para o cálculo do Índice da Massa Corporal (IMC) foi utilizado o critério estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Shape Academia é localizada na cidade de Blumenau - SC e oferece diversas modalidades de práticas de esportes com ênfase em musculação.