Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vinícius Steffler da Silva
Título: Ferramenta de Apoio a Implantação de Sistemas baseado no RUP
 
Introdução:
A preocupação das empresas com os problemas ocorridos durante o período de implantação de um software, e também com os problemas que surgem após sua implantação é fator que leva muitas organizações a adotarem processos gerenciamento este atividade. Estes problemas são provenientes de falhas, causadas principalmente por execução de trabalhos não padronizados e mal controlados. Em decorrência da evolução da informática, tais problemas tornam-se ainda mais críticos quando a realidade atual mostra que os usuários de software estão cada vez mais exigentes e conhecedores das circunstâncias que envolvem uma implantação (LIMA FILHO, 2003, p. 11).
De acordo com Tonsig (2003, p. 126) a implantação é a fase em que se disponibiliza para funcionamento real todo o sistema elaborado. Efetivamente, neste momento, o usuário passa a operar o sistema. Se a entrega não for bem sucedida, os usuários não utilizarão o sistema adequadamente e poderão ficar descontentes com seu desempenho, não sendo produtivos ou eficientes como deveriam ser e o trabalho de construir um sistema de alta qualidade terá sido em vão (PFLEEGER, 2004, p. 366).
A empresa VS2 Soluções em Informática, preocupada em melhorar e padronizar o processo de implantação dos sistemas de gestão de recursos humanos resolveu estudar e adaptar o Rational Unified Process – RUP por tratar-se de um processo de engenharia de software amplamente divulgado e utilizado pelo mercado de desenvolvimento de software.
O Rational Unified Process - RUP é um processo da engenharia de software desenvolvido e comercializado pela IBM (KRUCHTEN, 2000, p. xiii, tradução nossa). O RUP apresenta as melhores e mais modernas práticas de desenvolvimento de software e está presente em projetos de grande escala em organizações. O RUP é composto de várias disciplinas, entre as quais encontra-se a disciplina de implantação.
Segundo Kruchten (2000, p.227, tradução nossa) a disciplina de implantação do RUP descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais. O sucesso nesta etapa depende de vários fatores, entre os quais pode-se apontar o planejamento, a qualidade do sistema entregue e comprometimento do cliente para a realização da implantação.
O processo de implantação do RUP tem como objetivos (Kruchten, 2000, p. 227, tradução nossa):
a) teste do sistema no ambiente de desenvolvimento;
b) empacotamento do software para distribuição;
c) distribuição do software;
d) instalação do software;
e) treinamento dos usuários finais e força de vendas;
f) conversão dos dados para o sistema novo.
O próprio RUP é um processo configurável, o qual se encaixa a pequenas equipes até grandes organizações desenvolvedoras de software (BORK, 2003, p.12). Este trabalho visa aplicar os artefatos e workflow descritos pelo RUP de maneira adaptada ao contexto de implantação adotado pela empresa VS2 Soluções em Informática.
A proposta inicial deste trabalho seria desenvolvida na empresa blumenauense WK Sistemas de Computação LTDA, mas o autor mudou de empresa, fundando a VS2 Soluções em Informática em Blumenau, porém os objetivos e requisitos levantados anteriormente continuam sendo válidos e aplicáveis à nova empresa.