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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Roseléia Martins
Título: Ferramenta para Auxílio à Administração de Materiais em Indústrias Gráficas utilizando a Tecnologia OLAP
 
Introdução:
A constante evolução, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram um novo impulso a administração de materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização. Segundo Fernandes (1987), a atividade material já existe desde tempos remotos em que, na sua forma mais rudimentar, se fazia presente nas trocas de caças e utensílios e, mais adiante no tempo, nas trocas mercantis, até chegar aos tempos modernos, com o advento da Revolução Industrial. A necessidade do ser humano produzir, estocar e trocar objetos e mercadorias é tão antiga quanto a idade do homem. A administração de materiais moderna é conceituada e estudada como um sistema integrado em que diversos sub-sistemas interagem para constituir um todo organizado. Morozowski (2003), comenta que é habitual levar em conta alguns meios para o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, como: tempo oportuno, quantidade necessária, qualidade requerida e menor custo. De acordo com Fernandes (1987), os sub-sistemas da administração de material, integrados de forma sistêmica, fornecem os meios necessários à consecução das quatro condições básicas já identificadas acima, para uma boa administração de material, por entender sua importância para a área de materiais e da organização como um todo. Dentro desse enfoque, os sub-sistemas apresentados não aparecem configurados na administração de material de qualquer organização. As partes componentes de cada função dependerão do tamanho, do tipo e da complexidade da organização, da natureza e de sua atividade fim, do número e valores dos itens do estoque (inventário). Segundo Fernandes (1987), na administração de materiais são encontrados diversos sub-sistemas que interagem para permitir um gerenciamento eficiente e conduzir à realização de atividades básicas que contribuem na busca de resultados confiáveis dentro do contexto em que se inserem, para garantir o suprimento de bens em serviços indispensáveis à confiabilidade do setor produtivo, dentro de padrões de qualidade e com um dispêndio de capital suficiente que permita manter um bom equilíbrio econômico financeiro à empresa. Morozowski (2003) expõe alguns sub-sistemas utilizados na administração de materiais: a) sistema de compras; b) sistema de controle de estoque físico; c) sistema de classificação e codificação de materiais; d) sistema de gestão de estoques. A integração dos sub-sistemas funciona como um sistema de engrenagens que aciona a administração de material e permite a interface com outros sistemas da organização. Assim, antes de um item de material ser recebido por um fornecedor, houve antes, todo um conjunto de ações inter-relacionadas para esse fim: o sub-sistema de controle de estoque aciona o sub-sistema de compras que recorre ao sub-sistema de classificação e codificação de materiais. No enfoque sistêmico, toda ação libera outras que vão se desencadeando, ou vão sendo causa de outros acontecimentos. Configura este processo administrativo um sistema de informações que transmite, processa e armazena dados, propiciando, desta forma, meios para o estabelecimento da comunicação entre as partes componentes do sistema de administração de materiais e sua interface com outros sistemas, de acordo com Morozowski (2003). Atualmente existem muitas técnicas que auxiliam no processo de tomada de decisão, demonstrando informações concretas e sendo resgatadas com rapidez, facilitando o trabalho do gerente responsável pela administração de materiais, assim como outras áreas da organização. Uma técnica que é bastante utilizada para ajudar neste processo é o OLAP – On Line Analitical Processing (Processo analítico On-line). O objetivo da tecnologia OLAP é permitir aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e principalmente interativa. A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização permitindo que as atividades do usuário final sejam tanto analíticas quanto navegacionais, segundo Souza (2003). Estes dados consolidados tornam-se de mais fácil manipulação e gerenciamento quando utiliza-se depósitos de dados por área ou departamento, os quais são chamados de Data Marts. De acordo com Inmon (2004), “um Data Mart é uma coleção de assuntos organizados para o suporte de decisões baseado nas necessidades de um departamento”. A ênfase do Data Mart é atender as necessidades específicas em termos de análise, conteúdo, apresentação e facilidade de uso do grupo alvo de usuário. O Data Mart é criado para fazer com que os dados analíticos pareçam mais familiares aos usuários finais. Baseado no conjunto destas tecnologias, pretende-se desenvolver uma ferramenta que, integrada com a base de dados operacional da empresa, assessore a organização quanto a tomada de decisões relacionadas a área de administração de materiais de produção. Para o método de especificação deste trabalho será aplicado a metodologia de desenvolvimento de sistemas baseado em análise estruturada. Para a implementação do sistema será utilizada a ferramenta de desenvolvimento Microsoft Visual Basic 6.0 juntamente com o componente OWC, na criação do Data Mart o banco de dados Microsoft SQL Server 2000. Para fase de análise será utilizado o software Power Designer e a técnica OLAP para acesso aos dados que descrevem os negócios da empresa.