Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gabriel Bidóia Padial
Título: Sistema de Auxílio à Regulagem dos Controles de Graves e Agudos
 
Introdução:
Segundo Moretti (2003), a música está presente no mundo inteiro, entre todas as gerações e culturas distintas, e essa arte já existe desde os primórdios da existência humana, sendo música a arte de combinar sons, de modo a produzirem sensações agradáveis ao ouvido e despertarem na alma emoções especiais. Essas emoções são diferentes em se tratando de pessoa para pessoa: umas acham determinada música péssima, outras estão adorando essa mesma música. Porém, essas pessoas que estão adorando podem deixar de gostar pelo simples fato de estar com uma má qualidade sonora. Um dos parâmetros é a equalização dos graves, outra é a equalização dos agudos. Este trabalho enfoca justamente no que diz respeito à equalização de áudio, para que esse possa ser ouvido com melhor perfeição para os ouvintes. Foi observando o ajuste dos aparelhos em bares e boates que o trabalho teve sua motivação, pois esses ajustes eram demorados e não mensurados. Aqui se tem o problema, ou seja, a dificuldade para o ajuste dos controles da mesa de som (responsável por distribuir o sinal de todos os instrumentos para as fontes sonoras). Procurando facilitar e precisar esta regulagem, teve-se a idéia de desenvolver um sistema capaz de identificar a variação de graves ou agudos, proporcionando ao profissional responsável pela equalização, sinais visuais indicando se o som está ou não de acordo com o que se deseja. O resultado final deste trabalho pode ser utilizado para a análise da qualidade do áudio em qualquer ambiente em que se faça necessária a equalização de sinais graves e agudos de uma fonte sonora. Para o desenvolvimento do trabalho, foram abordados assuntos como a percepção humana do som; ondas analógicas, para se compreender como as ondas sonoras são formadas; propriedades do som, apresentando uma visão de algumas propriedades como intensidade, freqüência, velocidade e timbre; e o algoritmo da FFT, utilizado para transformar o sinal captado em espectros de freqüência. Como trabalho correlato, foi analisado o de Moretti (2003), com o título “Protótipo de um software para o reconhecimento de notas musicais”, onde seu principal objetivo é o reconhecimento de notas tocadas a partir de um acordeom.