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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Aurélio Marques da Silva
Título: Aplicativo para Gerenciamento da Enfermagem Hospitalar
 
Introdução:
Na atualidade, para qualquer empresa a maior dificuldade é manter seus dados de modo que, tanto internamente e externamente, tenha-se os mesmos atualizados através de sistemas confiáveis, utilizando-se as tecnologias da informação e comunicação. Para tanto as empresas procuram com sistemas de informação suprir a sua necessidade interna e com as tecnologias e recursos de comunicação como a Internet, procuram disponibilizar melhores serviços externamente aos seus clientes. Segundo Laudon e Laudon (2003, p. 7), sistemas de informação podem ser definidos tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões de uma organização. Com o propósito de agilizar o feedback para análise, a informação é o produto da análise dos dados existentes devidamente registrados, classificados e organizados em um determinado contexto, para transmitir conhecimento e permitir tomada de decisão de forma otimizada. Outro aspecto de vital importância é a prioridade, pois uma informação produzida e não distribuída em tempo hábil da tomada da decisão, poderá perder seu sentido e tornar ineficiente na utilização do recurso da informação ou até a própria tomada de decisão. Para Oliveira (2002, p. 38), a tomada de decisão refere-se à conversão das informações em ação, na qual tomada com base na análise das informações, pode portanto afetar ou modificar o comportamento na empresa, bem como o relacionamento entre unidades organizacionais. Entretanto, um sistema de informação pode, além de automatizar tarefas nas organizações exercer várias funções de auxílio administrativo. Afirma Laudon e Laudon (2003, p. 40), que existem quatro tipos principais de sistemas de informação atendendo aos diferentes níveis organizacionais, os quais são: a) nível operacional; b) nível de conhecimento; c) nível gerencial; d) nível estratégico. Para atender a cada umas das principais áreas funcionais da organização, os sistemas, por sua vez, foram ficando cada vez mais especializados e classificados de tal forma, resultando na criação de vários sistemas em cada nível hierárquico. Estes sistemas estão classificados conforme Laudon e Laudon (2003, p. 41) da seguinte forma: a) sistemas de apoio executivo (SAEs); b) sistemas de informações gerenciais (SIGs); c) sistemas de apoio à decisão (SADs); d) sistemas de trabalhadores do conhecimento (STCs); e) sistemas de automação de escritório; f) sistemas de processamento de transações (SPTs). Sendo assim, com o advento dos sistemas de informação e de todo um conjunto de novos conceitos relacionados à armazenagem, manutenção e recuperação de dados em meios eletrônicos locais ou remotos, os profissionais da saúde também puderam auferir resultados positivos em termos de agilidade na documentação e na composição do plano de cuidados de seus pacientes (MARIN, 1995, p. 25). Desta forma a sistematização das informações de assistência da enfermagem nos hospitais é um dos recursos que a medicina moderna dispõe para tornar disponíveis diversas funções de suporte ao paciente em qualquer fase de seu tratamento. Os profissionais designados a essas tarefas, demandam responsabilidades não somente nas atividades clínicas, mas também na administração de informações para a continuidade dos cuidados, bem como um controle na qualidade dos serviços e responsabilidades para com os pacientes (EVORA, 1995, p. 17). De modo geral, os recursos oriundos de avanços tecnológicos e da informação são de grande valia quando aplicados tanto no gerenciamento dos serviços de atendimentos à saúde, ou seja, em hospitais, unidades de saúde e afins, quanto no apoio ao profissional na assistência ao paciente. Vale destacar também o importante papel no treinamento de novos profissionais (MARIN, 1995, p. 1). O gerenciamento dos serviços na área de saúde, com a aplicação de tecnologias de informação e comunicação abre a possibilidade de que os médicos remotamente acompanhem a evolução clínica de seus pacientes em hospitais e clínicas. A necessidade de mobilidade dos médicos para atender outros hospitais ou até mesmos suas próprias clínicas, implica em abrir mão de um acompanhamento dos diagnósticos dos exames e prescrições dos medicamentos mais precisos e no local do atendimento (EVORA, 1995, p. 23).. Dessa forma, observando-se um hospital situado no município de Joinville, estado de Santa Catarina, o mesmo tem demandado de forma crescente de seus funcionários o acompanhamento integral dos internos, mas com um trabalho ainda pouco informatizado. Para atender este mercado hospitalar existem já disponíveis no mercado nacional alguns softwares, mas que conforme a característica de cada um, ainda não atendem por completo a relação de serviços executados dentro de um hospital. Pesquisando-se em sites especializados na Internet, obteve-se como resultado os seguintes softwares: a) Infosaúde: gestão informatizada em saúde, composto por módulos para atender rotinas hospitalares, tanto clínicas quanto administrativas e atendendo também gestão de planos de saúde (INFOSAUDE, 2003); b) Micromed: solução voltada para área da saúde, composto por um conjunto de sistemas para gestão hospitalar, permitindo um maior foco no cliente e aumento de produtividade com redução de custos (MICROMED, 2003); c) Hsist: sistema de gestão hospitalar composto por um conjunto de programas integrados que oferecem soluções rápidas, eficientes e objetivas, controle financeiro, estatísticos e administrativos indispensáveis na administração hospitalar (HSIST, 2005); d) Systema: sistema de gestão hospitalar composto por um conjunto de módulos combinados para atender instituições em nível de hospital geral (SYSTEMA, 2005); e) Wpd: sistema de informação médico-hospitalar composto por um conjunto de módulos para atender hospitais (WPD, 2005). Observa-se entretanto que os mesmos não contemplam o atendimento remoto dos pacientes, originando-se a intenção deste trabalho de conclusão de curso, que tem o intuito de desenvolver um protótipo de sistema de informação de apoio à tomada de decisão (SAD), com um módulo via web, possibilitando que seus profissionais possam estar acompanhando seus pacientes de qualquer lugar. Ainda que à distância, os diagnósticos de exames buscando o acompanhamento de prontuário de pacientes serão disponibilizados via web, para que as prescrições de medicamentos possam estar sendo realizadas remotamente pelo médico.