Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gisele Ehlert
Título: Sistema Aplicativo para Controle de Fretes Utilizando Raciocínio Baseado em Casos
 
Introdução:
Nos dias de hoje, os administradores precisam estar bem informados, pois a informação é a base para toda e qualquer tomada de decisão. Os sistemas de informação têm um papel fundamental e cada vez maior em todas as organizações de negócios. Os sistemas de informação eficazes podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso organizacional.
Uma das áreas de maior importância dentro do contexto administrativo e financeiro de uma empresa é a de controladoria. Nesta área tem-se à disposição sistemas de informação sobre controle de custos, fluxo de caixa, contabilidade, contas a pagar e contas a receber. A interação destas áreas com as demais, dentro de uma empresa, é fundamental, resultando no bom andamento dos trabalhos internos e externos.
Observando-se uma empresa da região do município de Jaraguá do Sul, cuja finalidade é produzir produtos para utilidades domésticas em plástico percebeu-se a necessidade de maiores controles nas análises de custos, na área de controle de transporte de suas mercadorias, isto é, despacho e controle dos fretes.
As análises de custos são as mais visadas, pois são estas informações que fornecem um panorama geral do andamento da empresa. Através de relatórios de custo de frete, pode-se verificar a existência de áreas com maior concentração de custos e quais áreas são estas. Para as indústrias, que necessitam de um esquema de distribuição de seus produtos, uma das áreas que mais agrega custo ao produto é a de transporte.
Para obter-se um serviço com melhor desempenho, confiabilidade, disponibilidade, capacidade e menor custo, grande parte dos serviços de transporte é terceirizado. Para que este serviço prestado seja válido e vantajoso para ambos os lados (prestador de serviço e contratante), várias negociações são feitas para que se chegue ao ponto ideal.
Segundo Ballou (2002, p. 135), as taxas do transporte são os preços que transportadores contratados cobram por seus serviços. Vários critérios são usados no desenvolvimento das taxas sob uma variedade de situações de precificação. As estruturas mais comuns estão relacionadas ao volume, à distância e demanda.
Com estas informações, transportadores e empresa se reúnem para discutir qual a melhor opção para ambos, tomando como base o tipo de produto a ser transportado. Analisando suas características é possível chegar ao tipo de transporte ideal.
O sistema proposto terá seu desenvolvimento focado no transporte de produtos feitos em plástico, mais especificamente, utilidades domésticas. Este tipo de produto requer uma condição de transporte diferenciado, pois trata-se de um produto volumoso, pouco peso e baixo valor agregado.
O problema gerado por estas especificidades é a previsão de custos e a conferência dos valores cobrados pelos fretes, que em muitos casos é calculado manualmente e por amostragem, devido ao grande volume de conhecimentos de frete que são gerados todos os dias.
Para resolver este problema, a proposta é desenvolver um sistema aplicativo que cruze as informações das tabelas negociadas com as transportadoras, com os dados obtidos de um pré-faturamento e faça a previsão de custo de frete de cada uma das notas ficais, mostrando qual o transporte terá o menor custo (carga fechada via caminhão contratado ou fracionada via transportadora). Se a carga fechada for sugerida como melhor opção de transporte o aplicativo implementará, através da técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), a sugestão de um melhor roteiro de entrega para as notas analisadas.
O RBC irá auxiliar na definição do melhor roteiro de entrega das mercadorias referente as notas fiscais especificadas, tomando como base o histórico das entregas anteriores. As primeiras deverão ser criadas manualmente para que se gere uma base de conhecimentos para as próximas análises.
A análise das despesas com transporte e as conferências dos valores cobrados versus previsto, poderão ser realizadas através dos relatórios que serão fornecidos pelo sistema. Esta conferência é fundamental, principalmente quando um grande percentual das despesas mensais da empresa está atribuído ao custo com frete.