Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cristiano de Castilhos
Título: Ferramenta Case para Geração de Páginas ASP
 
Introdução:
O software agora ultrapassou o hardware como a chave para o sucesso de muitos sistemas baseados em computador. O software é um fator que diferencia para dirigir um negócio, controlar um produto ou capacitar um sistema (PRESSMAN, 1995, p.3). Conforme Silveira (2003, p.1), à medida que o tempo passa, os softwares tornam-se cada vez mais complexos, possuindo grande quantidade de funcionalidades.
Várias empresas de desenvolvimento estão aos poucos sendo induzidas pelo mercado a migrarem seus softwares para web. Alguns aplicativos independentes já foram criados por empresas pioneiras neste ramo. Estes aplicativos são independentes de hardware pois são gerados através de linguagem de alto nível e qualquer browser com acesso a internet pode acessá-lo. Estes aplicativos web são hospedados por Provedores de Serviços de Aplicações que são chamados de ASP’s. Estes ASP’s são servidores disponibilizados em grandes centros de dados, chamados de Data Centers. Estes Data Centers possuem infra-estrutura para manter a segurança de todas as informações armazenadas.
Os Data Centers disponibilizam aplicativos que vem tomando conta do mercado: Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM), Enterprise Resource Planning (ERP), Business-to-Business (B2B), Business-to-Consumer (B2C) e Business-Intelligence (BI). A partir do crescimento deste mercado de aplicativos independentes da web, a engenharia de software sofre várias modificações.
As linguagens de alto nível permitem que o desenvolvedor de software e o programa sejam independentes da máquina (PRESSMAN, 1995, p. 32), por este motivo pode-se dizer que é um aplicativo independente.
A área de engenharia de software tem atualizado constantemente seus conceitos devido às necessidades do mercado web. Os aplicativos independentes da web também têm utilizado métodos para modelagem conceitual e para mostrar a semântica do domínio da aplicação. A tecnologia da informação tem sido fortemente empregada para suportar modelos empresariais, incluindo aspectos importantes como recursos físicos e lógicos, regras de negócio, objetivos e processos (FURLAN, 1998). Para agilizar o processo de engenharia do software estão disponíveis no mercado as ferramentas Computer Aided Software Engineering (CASE).
Uma ferramenta CASE é a forma de apoio para acelerar e padronizar a documentação do desenvolvimento de software, onde quando bem utilizada, traz produtividade e qualidade a este desenvolvimento. Para Martin (1991), é necessária uma revolução industrial do software, que provavelmente virá das técnicas orientadas a objeto combinadas com ferramentas CASE, geradores de código, programação visual e desenvolvimento baseado em repositórios. O objetivo deste conjunto de ferramentas é maximizar a reusabilidade de código, construindo e armazenando objetos complexos para posterior utilização, tornando o desenvolvimento de software mais rápido (SILVEIRA, 2003, p. 1).
Os geradores de código são ferramentas que produzem código sem nenhum erro de sintaxe a partir de projetos, gráficos e especificações de alto nível (MARTIN, 1991). O código deve ser gerado a partir de tabelas de decisão, regras, diagramas de ação, diagramas de eventos, diagramas de transição de estado, representação de objetos e suas propriedades e relacionamentos e assim por diante.
A necessidade das empresas em disponibilizar informações on-line é grande. Esta necessidade já vem sendo atendida com aplicativos independentes na web. Estes aplicativos são integrados com banco de dados e interagem com conteúdo dinâmico.
Segundo Buczek (2000), o Active Server Pages (ASP), oferece aos desenvolvedores da web meios de ativar seus sites com um conteúdo dinâmico, movido por uma base de dados. Os processos de desenvolvimento de sites com conteúdo dinâmico tais como: ligações das tabelas, representação do fluxo de dados, dicionário de dados, consistência na validação dos campos, definição de informações em grandes formulários de cadastros entre outros processos acarretam deficiências quanto ao tempo de desenvolvimento de páginas em ASP, aumentando o custo de desenvolvimento para as empresas web.
Estas deficiências podem ser atendidas com a ferramenta CASE desenvolvida que poderá melhorar estes processos e através dos mesmos, gerar aplicações completas de cadastros. Estas aplicações de cadastro possuem códigos fontes em ASP que contem a inclusão, exclusão, alteração, consulta e paginação de registros que será a base para a criação automática dos aplicativos de cadastros.
Estes aplicativos poderão sofrer alterações pelos seus administradores de qualquer lugar onde exista um computador com acesso a internet. Estas alterações poderão ser efetuadas na ferramenta CASE desenvolvida, que estará disponível on-line para a criação de novos projetos, tabelas, campos e novos relacionamentos para a geração do banco de dados relacional e da aplicação.
Através de alguns desenvolvedores web e estudantes da nossa universidade, verificou-se a necessidade de uma ferramenta que gerasse códigos fontes automaticamente a partir de um banco de dados previamente criado e modelado.
Na ferramenta CASE desenvolvida, o administrador definirá as informações necessárias para a criação dos projetos, tabelas, campos e relacionamentos para a geração da aplicação. Os cadastros possuem opções de inclusão, exclusão, alteração, localizar/consulta e paginação de registros, utilizando a linguagem de script ASP, baseado na estrutura dos campos relacionados na própria ferramenta CASE.
Esse tipo de ferramenta já é encontrado hoje no mercado (TEGNHER, 2001) ou em trabalhos de conclusões de cursos (DIAS, 2002 e SILVEIRA, 2003). Essas ferramentas permitem ao administrador através de várias etapas indicarem todas as tabelas e campos que serão utilizados para a geração de códigos. O diferencial da ferramenta implementada está na capacidade do usuário fazer a criação do projeto, das tabelas, dos campos, dos relacionamentos, da documentação, podendo automaticamente gerar toda a aplicação de cadastros.