Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Cláudio Felício Marin
Título: Sistema de apoio à Decisão para Área de Vendas de uma Loja Agropecuária Utilizando Data Warehouse
 
Introdução:
Segundo Laudon (1999), um Sistema de Informação (SI) pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e fornecer informação com o objetivo de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório nas organizações.
Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da organização, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. Nesse contexto, o executivo deve sempre lembrar-se de que SIG é um sistema projetado para oferecer ao referido executivo informações seguras para a tomada de decisões sólidas que resultem na concretização dos objetivos previamente estabelecidos (OLIVEIRA, 2002).
Segundo Stair (1998), um Sistema de Apoio a Decisão (SAD) é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, bancos de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específicas de um problema, vai além de um sistema de informação tradicional, pois fornece assistência na solução de problemas complexos.
A diferença principal entre SAD e SIG consiste no fato de que os SAD são caracterizados pela flexibilidade e adaptabilidade às mudanças. Estas mudanças ocorrem, não só no problema em si, mas também no contexto que ele está inserido e na forma de encará-lo (BINDER, 1994).
O conceito de SAD foi desenvolvido inicialmente na década de 70, sob o termo Sistemas de Decisões Gerenciais, que começaram a ser caracterizados como sistemas computacionais interativos, que auxiliam os tomadores de decisões a utilizar dados e modelos para resolver problemas não-estruturados.
Alguns autores ampliaram a definição de SAD de modo a incluir qualquer sistema capaz de propiciar ao processo decisório, permitindo-se ser aplicado a todos os tipos de processamento, menos o de transações (SPRAGUE, 1991).
Um ambiente de apoio à decisão que alavanca dados armazenados em diferentes fontes e os organiza e entrega aos tomadores de decisões da organização, independente da plataforma que utilizam ou de seu nível de qualificação técnica, é chamada de Data Warehouse (DW). Um sistema de DW oferece aos usuários a inteligência do negócio para a tomada de decisão. DW é uma tecnologia de gestão e análise de dados (SINGH, 2001).
Um sistema de DW possui um banco de dados, para onde somente as informações necessárias para a tomada de decisões são extraídas dos bancos de dados operacionais. Como este novo banco de dados contém apenas as informações necessárias e de forma desnormalizada, as pesquisas sobre ele são rápidas e podem responder a questões complexas (OLIVEIRA, 1998).
Segundo Singh (2001) DW é o processo de integração dos dados corporativos de uma organização em um único repositório a partir do qual os usuários finais podem facilmente executar consultas, gerar relatórios e fazer análises.
O objetivo do DW é dispor de um repositório único, com informações adequadas, voltadas para análises que auxiliem o processo de tomada de decisão. Em curto prazo permite decisões ágeis e a longo prazo novas tendências e mudanças de mercado podem ser detectadas. Talvez o mais importante seja integração e consistência que os dados ganham e as informações de maior qualidade (CAMPOS, 2000).
Assim, neste trabalho, fez-se a partir de uma base de dados em DBase, a conversão para o Interbase e desenvolveu-se um Sistema Aplicativo de Apoio à Decisão (SAD), utilizando um DW, mais especificamente um Data Mart (DM), evidenciando o Processo Analítico de Transações On-Line (OLAP) através da manipulação de Cubos de Decisão para área de vendas de uma loja agropecuária.
O SAD auxilia os dirigentes da organização, dispondo de mecanismos que lhes proporcionem um ambiente para encontrar as informações sobre as vendas e também permitir interagir sobre estas informações servindo de auxílio na tomada de decisões dos administradores da organização.