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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Silvanira Cervi
Título: Sistemas de Informação para o Profissional da Área de Programas Sócio Educativos (Utilizando Data Warehouse)
 
Introdução:
De acordo com Oliveira (1992), “sistema é um conjunto de partes interdependentes que juntas formam um todo, para exercer uma dada função. Os componentes de um sistema são as entradas, o processamento e as saídas”. As ferramentas fundamentadas na área de aquisição de novos conceitos e tendências, baseadas na análise e processamento de dados, formam um sistema de informação. De acordo com o Singh (2001), nas últimas décadas, a proliferação de aplicativos de processamento de dados para os diversos sistemas aplicativos de negócio, complicou a tarefa de localizar e integrar dados para o suporte à decisão. Além disso, à medida que o poder para tomada de decisões é distribuído a todos os níveis da organização, mais pessoas precisam ter acesso a informações necessárias para esse fim. Como resultado, muitas organizações estão construindo um Data Warehouse para gerenciar e usar as informações do negócio competitivamente. Segundo Andreatto (1999), o Data Warehouse é um banco de dados contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa, que foram selecionados e depurados, tendo sido otimizados para processamento de consulta e não para processamento de transações. Em geral, um Data Warehouse requer a consolidação de outros recursos de dados além dos armazenados em banco de dados relacionais, incluindo informações provenientes de planilhas eletrônicas, documentos textuais, etc. Existem várias maneiras de recuperar informações de um Data Warehouse. As formas de extração mais comuns no mercado atual são: a) ferramentas de consulta e emissão de relatórios; b) EIS (Executive Information Systems); c) ferramentas OLAP; d) ferramentas Data Mining. Segundo Campos (2000), é importante considerar, no entanto, que um Data Warehouse não contém apenas dados resumidos, podendo conter também dados primitivos. É desejável prover ao usuário a capacidade de aprofundar-se num determinado tópico, investigando níveis de agregação menores ou mesmo o dado primitivo, permitindo também a geração de novas agregações ou correlações com outras variáveis. Além do mais, é extremamente difícil prever todos os possíveis dados resumidos que serão necessários: limitar o conteúdo de um Data Warehouse apenas a dados resumidos significa limitar os usuários apenas às consultas e análises que eles puderem antecipar frente a seus requisitos atuais, não deixando qualquer flexibilidade para novas necessidades. Conforme Volpi (1997), o serviço social objetiva a integração e participação como meio para as pessoas exercerem sua cidadania. Aplicando essa assistência à criança e ao adolescente, encontra-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentando a defesa dos seus direitos. A partir do momento que o adolescente comete um ato de infração, lhe são aplicadas medidas sócio-educativas, que têm por finalidade constituir condições que garantirão o acesso do adolescente às oportunidades de superação de sua condição de exclusão social, bem como a formação de valores positivos de participação na vida social. Após encaminhar o adolescente para o programa sócio-educativo, é criado uma ficha com todos os seus dados, e no decorrer das medidas aplicadas ao adolescente constrói-se relatórios do seu comportamento, que são enviados ao juiz e posteriormente arquivados. Como as medidas sócio-educativas são políticas recentes nos municípios de Santa Catarina, a informática não abrange ainda programas específicos na área de Serviço Social, na intervenção sócio-educativa para crianças e adolescentes autores de atos infracionais. Utilizar-se-á as técnicas acima descritas para a construção de um instrumento informatizado na área dos programas sócio-educativos. Para saber que dinâmicas utilizar com os adolescentes, no como agir do profissional da área social, se faz necessário gerar alguns dados estatísticos, que pela ausência de um sistema informatizado o processo torna-se lento. Verificou-se nas páginas de consultas da internet, a falta de Sistemas de Informação capazes de gerar conhecimento das estatísticas dos processos sócio-educativos. É justamente isso que este Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a fazer: desenvolver Sistemas de Informação para profissionais da área de Programas Sócio-Educativos com adolescentes autores de atos infracionais, e através das estatísticas sobre os tipos de infrações, dos adolescentes cadastrados, das idades dos infratores, a possibilidade de melhorar a dinâmica desses programas.