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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Alberto Zago
Título: Desenvolvimento de um Site de Comércio Eletrônico Utilizando PHP e MySQL
 
Introdução:
De acordo com Ean Brasil (1999), automação comercial consiste na informatização de todas as operações internas da empresa, bem como na integração desses processos internos com o mundo externo e até mesmo com os consumidores, além de contribuir decisivamente para que as empresas comerciais conquistem e mantenham a clientela e obtenham lucros adicionais. A automação comercial visa a racionalização dos processos, eliminação de tarefas que não agregam valor, minimização de erros, melhoria do atendimento, aproveitamento da informação. Como conseqüência a automação comercial confere maior produtividade e confiabilidade aos processos da empresa, propiciando-lhe claras vantagens competitivas. Em termos bem práticos, através da automação comercial o lojista pode obter lucros adicionais e cativar a clientela. Desta forma, para o desenvolvimento de iniciativas de comércio eletrônico, necessita-se uma preocupação mínima com os aspectos rotineiros de um negócio varejista qualquer, como atenção a logística e atendimento ao cliente. Com o enorme crescimento do e-commerce (Comércio Eletrônico), o Bussines-to-Bussines (B2B) e o Bussines-to-Consumer (B2C) vem sendo adotados por várias empresas nos variados ramos de negócio. O B2B, é uma transação entre empresas, com objetivo de aumentar a eficiência da cadeia produtiva, com isso ocasionando uma troca de informações estratégicas e não podendo ser disponibilizadas livremente. Já o B2C, possui um público com diferentes intenções, além de ser um serviço adicional, cria-se e estreita-se um relacionamento com bons clientes, aumentando a conveniência do processo de compras. Ter uma estratégia bem definida de comércio eletrônico e criar condições para que a loja virtual realmente proporcione uma experiência de compra prazerosa e bem sucedida aos seus clientes no momento em que desejarem é um dos objetivos principais do B2C. Como pode-se fazer quase tudo no mundo virtual (comprar, vender, trocar informações, visualizar relatórios), a possibilidade de gerenciar informações correlatas a estes contratos a distância através de acesso a banco de dados via Web, está se tornando uma realidade. Uma das tecnologias atualmente disponíveis são as de programação via Internet, que fazem com que o Hiper Text Markup Language (HTML), antes inflexível, transforme-se em algo mutante e totalmente dinâmico. O Personal Home Page Tools (PHP), que é uma tecnologia de scripts que rodam no servidor, é Server-side, ou seja, sua interpretação é feita integralmente pelo servidor, sendo apenas a resposta (output) enviada ao cliente. Assim a empresa difere das outras, estando disponível para o cliente durante 24 horas por dia, sete dias por semana, pois com o site, o cliente pode se comunicar a qualquer hora, fazer compras, pesquisar preços e ofertas. Na Internet, os dados são checados no banco de dados imediatamente e retornados ao usuário. Este por sua vez, quer encontrar algo que só a Internet possa oferecer, como por exemplo, a comodidade de fazer suas compras na hora em que desejar. Os recursos devem ser convenientes ao usuário, facilitar a sua vida, ou seja, devem prestar-lhe serviço e não dar-lhe um serviço. Conforme Strange (2000), segurança, agilidade e facilidade são alguns dos benefícios que são oferecidos através do acesso a banco de dados via Web. Conforme Hartman (2000), um site freqüentado é uma calçada movimentada e com baixo custo. A empresa deve movimentar seu espaço na rede com o máximo possível de informações a respeito de sua atividade no mercado. Outros dados a serem considerados é que a maioria das análises registra que, tanto em vendas pela rede quanto em serviços e publicidade digital, os números brasileiros deverão continuar dobrando. A Internet pode ser importante também durante as várias fases do processo de marketing. De forma similar à propaganda tradicional, a Internet pode alcançar objetivos de marketing como o aumento do conhecimento da empresa e da marca de um produto. Ao analisar o processo de venda, torna-se claro que a Internet pode visar muitas coisas além da simples venda. Milhares de clientes potenciais podem ser contatados e conduzidos até o fechamento de negócios, pelas diversas fases do processo de venda, do estímulo ao interesse até o desejo e a ação (Gonçalves, 2001). Face a estas necessidades, uma empresa de materiais de construção, para não perder seu espaço, e sim aumentar as possibilidades de oferecer mais a seus clientes, resolveu investir neste mercado. Mesmo sendo difícil de avaliar com precisão o alcance desta alternativa, que é a possibilidade de o cliente entrar no site da empresa e realizar uma compra que o satisfaça em vários sentidos, a gerência vislumbra no acesso das informações um grande ganho de cunho estratégico para o negócio. Em entrevista com um dos sócios da empresa Zago e Cia. Ltda., no município de Lages (SC), concretizou-se a idéia de desenvolver um aplicativo para controle e vendas da loja através da Internet. Os sócios acharam uma grande idéia saltar na frente da concorrência disponibilizando este serviço aos clientes, sendo que esta prestação de serviço via Internet, visa também o relacionamento com o cliente, e quando fala-se nessa estratégia, a tecnologia dever ter a função viabilizadora do projeto. Esta evolução requer uma gestão empresarial que ajuste os processos internos da empresa, integrando-os ainda mais através do computador, disponibilizando informações de forma transparente para tomadas de decisões rápidas e seguras. Com isto, há uma diminuição do ciclo operacional e a fidelização dos clientes, que sentem mais eficiência e credibilidade no processo.