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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Valda Stange
Título: Protótipo de Sistema de Apoio a Gestão para Corretora de Seguros
 
Introdução:
A inexistência de companhias de seguros na antiguidade significava a ausência de uma empresa especializada em gerenciar riscos. Neste passado distante, remediava-se os sinistros depois que eles ocorriam, bem diferente do que é hoje. Segundo [SEG2000], no século XII d. c., apareceu o contrato de dinheiro e risco marítimo. Por força das suas cláusulas, um financiador emprestava ao navegador o dinheiro correspondente ao valor da embarcação e das mercadorias transportadas. Se não houvesse acidente, o navegador devolvia o dinheiro ao financiador acrescido de juros. Em caso de acidente, o dinheiro não era devolvido. Durante muito tempo, a atividade seguradora esteve vinculada a operações bancárias. Mesmo o primeiro contrato de seguro firmado em 1347, em Gênova, na Itália, ainda não contava com a figura do seguro como gerência de risco. Atualmente a organização e funcionamento do contrato de seguro que estabelece-se entre segurado e seguradora é regido pelo Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP), e, deve ser firmado somente por órgãos competentes, os quais são denominados corretores de seguros. O corretor de seguro é a representação oficial e autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a intermediar este contrato, entre segurado e companhia seguradora, prestando serviços de avaliação e atendimento ao segurado, quanto às coberturas contratadas, gerência de riscos e representação do mesmo junto a companhia seguradora. E hoje, como pode-se fazer quase tudo no mundo virtual (comprar, vender, trocar informações, visualizar relatórios), a possibilidade de gerenciar informações correlatas a estes contratos a distância através de acesso a banco de dados via Web, está se tornando uma realidade. Uma das tecnologias atualmente disponíveis são as de programação via Internet, que fazem com que o Hiper Text Markup Language (HTML), antes inflexível, transforme-se em algo mutante e totalmente dinâmico. O Personal Home Page Tools (PHP), que é uma tecnologia de scripts que rodam no servidor, é Server-side, ou seja, sua interpretação é feita integralmente pelo servidor, sendo apenas a resposta (output) enviada ao cliente. A Internet, para o corretor não é apenas um canal de comunicação, mas estar presente na rede com o máximo de informações a respeito de sua profissão e considerar seu WEB SITE como uma empresa aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois através do site, o cliente pode se comunicar a qualquer hora, fazer sugestões, esclarecer dúvidas. O mais importante é que, seja na corretora real ou na virtual, os corretores estejam preparados para exercer o papel de consultor e profissional insubstituível na relação com os consumidores, que estão cada vez mais exigentes. Um site freqüentado é uma calçada movimentada (e com um baixo custo). A corretora deve, então, movimentar seu espaço na rede com o máximo possível de informações a respeito de sua atividade e mercado. Outros dados a serem considerados é que a maioria das análises registra que, tanto em vendas pela rede quanto em serviços e publicidade digital, os números brasileiros deverão continuar dobrando. Os corretores têm de somar conhecimentos, melhorar a competitividade, pensar em termos de negócio como forma básica de dominar o presente e, ao mesmo tempo, raciocinar em torno de objetivos maiores, entre eles, como antecipar o futuro. Isso tudo implica em alguns pontos básicos: a) utilização inteligente da tecnologia disponível no mercado para potencializar as relações com os distintos tipos de cliente; b) ficar atento ao fato de que os clientes estão mais informados, o que torna imprescindível entender o que está em sua mente, o que se passa entre os estímulos externos e as decisões de compra; c) maior consciência da qualidade implica na aceitação do que o cliente valoriza como bom e não naquilo que imagina-se ser melhor; d) criatividade em sentido amplo; e) pensar estrategicamente, ou seja ter uma visão de longo prazo para o objetivo comercial que se persegue; f) aceitar as mudanças, o que implica no desafio de reconhecer que há novos componentes culturais que estão mudando o comportamento de todos os envolvidos no processo, desde o lado da oferta como da demanda . Na Internet, os dados são checados no banco de dados, imediatamente e retornados ao usuário. Este por sua vez, quer encontrar algo que só a Internet possa oferecer, como por exemplo a comodidade de ter acesso a sua apólice, ou seja seu contrato de seguros, exatamente na hora em que desejar sem depender do atendimento de ninguém. Os recursos devem ser convenientes ao usuário, facilitar a sua vida, ou seja, devem prestar-lhe um serviço, e não lhe dar um serviço. Segurança, agilidade e facilidade são alguns dos benefícios que são oferecidos através do acesso a banco de dados via Web. Face a estas necessidades, a corretora de seguros para não perder seu espaço, resolveu investir neste mercado, mesmo sendo difícil de avaliar com precisão o alcance desta alternativa, que é a possibilidade de o cliente/usuário entrar no banco de dados da empresa e consultar informações que dizem respeito ao seu contrato de seguros, ainda com a opção de vislumbrar que corretor o atende, quais suas parcelas, quais seus vencimentos, juntamente com estatísticas de sinistros correspondentes a cada item segurado, possibilitar à gerência o acesso a informações de cunho estratégico para o negócio, e ainda disponibilizar ao corretor o acesso a sua carteira de clientes, permitindo ao mesmo o acompanhamento de suas metas e análise de resultados. Sendo funcionária da corretora ADDmakler.Herco Cor. e Adm de Seguros Ltda, conhecendo-se a área de seguros e estando concluindo o Curso de Ciências da Computação, e por ter acompanhado o desenvolvimento de um software específico de controle operacional para a corretora, e diante do anseio e necessidade de evolução na área gerencial e tecnológica em serviços, e tratando-se também de uma inovação cultural, e estratégica para a empresa, obteve-se a autorização da mesma para efetuar consultas ao seu banco de dados e efetuação de testes. Isto possibilitou a realização do estágio, juntamente ao acompanhamento, supervisão e apoio da empresa Simple Informática, desenvolvedora de software, e que presta serviços a corretora, na qual foi realizado o mesmo. Esta prestação de serviço via Internet visa também o relacionamento com o cliente, e quando fala-se nessa estratégia, a tecnologia deve ter a função viabilizadora do projeto. Esta evolução requer uma gestão empresarial que ajuste os processos internos da empresa, integrando-os ainda mais através do computador, disponibilizando informações de forma transparente para tomadas de decisões rápidas e seguras. Sendo assim, os dados então, se tornarão facilmente acessíveis, tanto interna, como externamente. Isso traz a diminuição do ciclo operacional e a fidelização dos clientes, que sentem mais eficiência e credibilidade no processo.