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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vanderlei Ballmann
Título: Protótipo de Ferramenta Case para Geração de Código C++ e Diagrama de Classes
 
Introdução:
A competitividade, a necessidade de desenvolvimento mais rápido e de softwares mais confiáveis têm levado as empresas a desenvolverem e utilizarem novas e melhores tecnologias de modelagem e desenvolvimento de sistemas. A indústria da informática vem oferecendo soluções que buscam minimizar dificuldades através de ferramentas de modelagem que simulam modelos da realidade de forma mais amigável através de ambientes gráficos e interfaces ricas ([FUR1998]). Criar aplicações a partir de componentes não é algo novo, esse enfoque tem estado em uso durante vários anos. Assim, pergunta-se : por que 100% das organizações ainda não adotaram a tecnologia de objetos? Uma forma final de resistência está no fato que muitas organizações têm um investimento significativo em ferramentas não orientadas a objeto e treinamento de seus técnicos ([FUR1998]). Vários métodos orientados a objeto (por exemplo, Rumbaugh, OOSE, Booch, OMT, Coad/Yourdon, etc) foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a modelagem e desenvolvimento de sistemas orientados a objeto. Estas tentativas iniciais foram recebidas com entusiasmo pelas pessoas envolvidas no desenvolvimento de software orientados a objetos, entretanto, na medida em que grandes diferenças de abordagem se tornaram aparentes, as questões relativas a qual seria o melhor método se tornaram cada vez mais freqüentes ([COL1994]). Dado que os métodos Booch e OMT estavam crescendo independentemente e sendo reconhecidos pela comunidade usuária como métodos de classe mundial, seus autores, respectivamente, Grady Booch e James Rumbaugh juntaram forças através da Rational Corporation para forjar uma unificação completa de seus trabalhos. Em outubro de 1995, lançaram um rascunho do Método Unificado na versão 0.8, sendo esse o primeiro resultado concreto de seus esforços. Também no outono de 1995, Ivar Jacobson juntou-se à equipe de unificação fundindo o método OOSE. Como autores, Booch, Rumbaugh e Jacobson estavam motivados em criar uma linguagem de modelagem unificada que tratasse assuntos de escala inerentes a sistemas complexos e de missão crítica, que se tornasse poderosa o suficiente para modelar qualquer tipo de aplicação de tempo real, cliente/servidor ou outros tipos de softwares padrões. Assim surgiu a UML-Unified Modeling Language, uma linguagem de modelagem bem definida, expressiva, poderosa e geralmente aplicável ([FUR1998]). A UML é a linguagem padrão para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema e pode ser utilizada com todos os processos ao longo do ciclo de vida de um software, tanto na fase de análise e projeto como na fase de desenvolvimento. A UML é uma linguagem de modelagem visual e apresenta alguns benefícios, como melhor visualização dos relacionamentos existentes entre diversos componentes da aplicação, melhor gerenciamento da complexidade, onde cada aspecto do sistema é desenhado à parte em um modelo específico. Porém para fazer uso destes benefícios é necessário uma ferramenta para melhor visualização dos modelos. Segundo [KIN1995], é importante o uso de uma ferramenta para automatizar o processo de análise e desenvolvimento Orientado a Objetos, para tornar esta fase mais simples, segura e produtiva. Esta ferramenta poderia criar condições para que o analista pudesse realizar o seu trabalho de uma forma mais rápida e dinâmica. Muitos conceitos de Análise Orientada a Objetos poderiam estar embutidos na ferramenta, sem a necessidade do analista lembrá-los a todo momento. O resultado deste trabalho visa desenvolver uma ferramenta que facilite a análise e desenvolvimento de software. Esta ferramenta permitirá gerar o código fonte em C++ a partir do diagrama de classes da ferramenta Rational Rose C++ 4.0, e ainda gerar o diagrama de classes para a mesma ferramenta, a partir de um código fonte em C++, utilizando-se da engenharia reversa. A especificação será feita utilizando uma metodologia orientada a objetos, representada através da UML. A ferramenta utilizada para esta especificação será o Rational Rose C++ 4.0, devido aos recursos disponíveis para aplicar as representações da UML, como o Diagrama de Classes e o Diagrama de Casos de Uso. A ferramenta utilizada para a implementação será o ambiente de desenvolvimento Delphi 5.0, pois já é uma ferramenta bem conhecida e conceituada no mercado.