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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lodemar Jose Hafemann
Título: Protótipo de Gerador de Código Fonte Baseado em Diagramas de Sequências
 
Introdução:
Como toda a técnica de desenvolvimento de sistemas, a orientação a objetos também possui várias abordagens que norteiam o desenvolvimento de projetos de softwares. As abordagens, por exemplo, Rumbaugh, OOSE (Object-Oriented Software Engineering), Booch, OMT (Object Modeling Technique), Coad/Yourdon, foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar a modelagem e desenvolvimento de sistemas orientados a objeto. De início, recebidas com entusiasmo pelas pessoas envolvidas em desenvolvimento de software orientados a objetos, na medida em que suas grandes diferenças se tornaram aparentes, as questões relativas a qual seria a melhor se tornaram mais freqüentes ([COL1994]). Conforme [BAR1998], o grande problema do desenvolvimento de novos sistemas utilizando a orientação a objetos nas fases de análise de requisitos e análise de sistemas é que não existe uma notação padronizada e realmente eficaz que abranja qualquer tipo de aplicação que se deseje. Cada simbologia existente possui seus próprios conceitos, gráficos e terminologias, resultando numa grande confusão, especialmente para aqueles que querem utilizar a orientação a objetos não só sabendo para que lado aponta a seta de um relacionamento, mas sabendo criar modelos de qualidade para ajudá-los a construir e manter sistemas cada vez mais eficazes. As técnicas orientadas a objetos permitem que o software seja construído a partir de objetos que tenham um comportamento específico. Isto pode simplificar o projeto de sistemas complexos e facilitar a manutenção. A tendência indica que o software será montado a partir de componentes e pacotes de vários fabricantes ([SCO1996]). Segundo [FUR1998], são comuns casos em que se aplica análise baseada em objetos para especificação do sistema, mas a implementação é feita em um ambiente que não suporta a orientação a objetos. Em outros casos, parte-se de uma definição tradicional de sistema e o software é construído com uso de algum mecanismo de orientação a objetos, porém sem respeitar uma arquitetura verdadeiramente orientada a objetos. Em ambas as situações, não se obtêm todos os benefícios associados à orientação a objetos, e as iniciativas acabam sendo consideradas frustrantes ou pouco vantajosas. A Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada) - UML, merece destaque especial, uma vez que ela foi projetada para servir como uma linguagem de modelagem orientada a objetos, indiferente ao método de desenvolvimento, pois pode substituir – sem perda de informação – as notações dos métodos Booch, OMT e OOSE, entre outros ([MUL1997]). A UML é muito mais que a padronização de uma notação. É também o desenvolvimento de novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também significa aprender a modelar orientado a objetos no estado da arte. Ela disponibiliza uma série de diagramas para que seja possível levantar a especificação dos requisitos, a estrutura estática, a parte dinâmica ou comportamental, e os aspectos de implementação do sistema ou artefato do sistema ([BAR1997]). A UML foi desenvolvida por Grady Booch, James Rumbaugh, e Ivar Jacobson. Eles possuem um extenso conhecimento na área de modelagem orientada a objetos, já que as três mais conceituadas metodologias de modelagem orientada a objetos foram eles que desenvolveram, e a UML é a junção do que havia de melhor nestas três metodologias adicionado novos conceitos e visões da linguagem. Conforme [MUL1997], é importante o uso de uma ferramenta para automatizar o processo de análise e desenvolvimento orientado a objetos, para tornar esta fase mais simples, segura e produtiva. Esta ferramenta poderia criar condições para que o analista pudesse realizar o seu trabalho de uma forma mais rápida e dinâmica. Muitos conceitos de análise orientada a objetos poderiam estar embutidos na ferramenta, sem a necessidade do analista lembrá-los a todo momento.