Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luis Carlos Seifert de Souza
Título: Protótipo de Editor Gráfico de Fluxogramas para Representação de Comandos da Linguagem Portugol
 
Introdução:
O aprendizado de lógica de programação atualmente é obtido através de exercícios práticos, através de exemplos da pseudolinguagem Portugol ou através da edição de fluxogramas, para uma melhor fixação e entendimento da lógica de programação. Atualmente, existem diversas ferramentas de edição de fluxogramas, voltadas para as diversas áreas de desenvolvimento, sendo que algumas geram códigos fontes, relatórios, telas, tudo para facilitar o desenvolvimento de sistemas, mas, no entanto, nenhuma tem como objetivo o ensino da lógica de programação. Desta forma, este trabalho tem por finalidade o entendimento de algoritmos, permitindo ao aluno editar um fluxograma sem se preocupar com a sintaxe e a estruturação de comandos, pois o protótipo gerará o código fonte, tornando o entendimento facilitado da lógica de programação, bem como da estruturação sintática da linguagem portugol.