Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Liandro Rossini
Título: Ferramenta Administrativa para Ambientes Computacionais
 
Introdução:
O avanço da tecnologia implica em ajustes constantes no ambiente operacional de todas as empresas. Segundo Davis (1990, p. 34) “a renovação é, talvez, a única constante no campo da computação”. Novas soluções são apresentadas para melhorar o funcionamento dos processos e estas soluções refletem em forma de ajustes em vários outros eventos diretamente ou indiretamente relacionados com este primeiro.
A otimização dos processos, o ganho em performance e um maior aproveitamento dos recursos são o ponto mais atacado hoje em dia. No ambiente computacional isto não é diferente. Os recursos que geram maior estudo nesta área são: rede, discos utilizados para o sistema de armazenamento de arquivos, memória, processadores e também o sistema operacional utilizado. Procura-se aproveitar ao máximo a capacidade de um recurso tomando os devidos cuidados para que esta utilização não se reflita em perda de performance. Quanto mais puder se extrair deste recurso e quanto maior o tempo em que este recurso estiver sendo utilizado, melhor. Sabendo que todos os recursos computacionais têm um controle efetuado via sistema operacional, a utilização de alguma ferramenta para o auxílio na gerência deste recurso é a que estará sendo pesquisada.
Pode-se levantar várias questões que causam perdas para uma empresa devido ao fato dos ambientes computacionais estarem sendo mal administrados. Segundo Christian (1987, p. 251) “a manutenção da integridade do sistema é provavelmente a atividade mais desafiadora para um gerenciador de sistemas”. Avaliando médias e grandes empresas, a seguinte situação é encontrada: vários servidores com bancos de dados para serem mantidos, servidores web com aplicações ativas, servidores de e-mail, servidor com aplicações para controle interno (contendo bancos de dados e sistemas ativos).
Várias pessoas deveriam ser envolvidas para monitorar um ambiente desta amplitude, com uma lista de tarefas e itens a serem verificados em cada um dos servidores e bancos para garantir que nada aconteça e que todo este ambiente continue funcionando. Sabe-se porém, que poucas empresas trabalham pró-ativamente com relação a isto. Esperam os erros acontecerem e depois correm atrás dos acertos.
Aqui pode-se dimensionar o valor das ferramentas de auxílio em monitoração de ambientes. Elas são configuradas da forma necessária e fazem este trabalho.
Segundo Hansen (1995, p. 03), “um sistema operacional provê uma série de serviços básicos para controlar a confusão de detalhes das tarefas, carga de programas na memória e execução dos mesmos, leitura e gravação de dados, segurança, disponibilidade de recursos, comunicações com outros sistemas e dispositivos remotos”. Os sistemas operacionais por si só, não fazem absolutamente nada quando algumas situações ocorrem no meio onde eles estão trabalhando, situações estas que podem prejudicar até o funcionamento deste próprio sistema operacional. Dentre estas situações, seguem algumas das mais críticas: falta de espaço em estruturas, indisponibilidade de serviços, consumo exagerado de recursos computacionais por algum software que esteja fora de controle, entre outros.
Devido ao conhecimento deste problema, surgiu a proposta para o desenvolvimento de uma ferramenta que faça um controle destas situações. A ferramenta permitirá que sejam cadastradas situações que devem ser monitoradas e para cada uma delas permitirá também que se associe uma ação que deve ser tomada pela própria ferramenta a fim de corrigir erros em ambientes computacionais ou pelo menos diminuir as conseqüências destas situações indesejáveis. Utilizando como exemplo um dos problemas existentes já citados acima, a ferramenta pode ser configurada para monitorar o espaço livre/ocupado em determinada estrutura de um ambiente computacional, assim que este espaço estiver perto de ser utilizado por completo, antes de ficar cheio, a ferramenta pode apagar alguns arquivos pré-determinados ou até mesmo enviar um e-mail à algum administrador deste ambiente para que tome as devidas providências.
Uma outra funcionalidade da ferramenta será monitorar logs gerados por aplicações e através da monitoração destes logs disparar eventos preventivos ou corretivos sobre o ambiente computacional. Uma das monitorações que será feita nestes logs é buscar por uma informação conhecida e executar algum processo. A outra monitoração é verificar a data da última atualização de arquivos. Arquivos de log que não são atualizados há muito tempo podem identificar um problema na aplicação do usuário.
A ferramenta desenvolvida permitirá ao usuário fazer associações entre os comandos do sistema operacional e os deixar agendados para que mantenham suas aplicações funcionando como, por exemplo: um sistema de alarme atualiza um arquivo de log a cada 30 segundos; caso ele pare de atualizar este arquivo por mais de 3 minutos, a ferramenta deve então encerrar este processo e iniciá-lo novamente, pois, provavelmente, ele está com algum problema. Para isto o usuário deverá cadastrar o arquivo de log que será monitorado, o tempo crítico (tempo em que a ferramenta deve tomar alguma ação) e também a ação a ser tomada pela ferramenta ao identificar que chegou neste tempo crítico.