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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Roberto Carlos Maske
Título: Protótipo de um Sistema para Auxiliar na Composição Musical Utilizando Regras de Harmonia
 
Introdução:
Devido ao grande avanço tecnológico, a maneira de se fazer música mudou. Por essa razão, a composição musical também deve assimilar a essas mudanças. A busca de métodos não tradicionais, enriquecidos de criatividade, abrem novas perspectivas no campo da música ([FRI1994]). Tais métodos combinados aos métodos tradicionais, quando apropriados, podem levar a um resultado ainda melhor no processo de composição, principalmente com a utilização do computador. Hoje em dia, não basta apenas tocar certo, limitando-se aos padrões tradicionais. É preciso escolher o estilo e a forma, sem o que, a música perde a sua principal finalidade, que é fazer refletir a personalidade do artista. Conforme [PRI1994], música é a arte dos sons, combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. São três os elementos fundamentais de que se compõe a música: melodia, ritmo e harmonia. A melodia consiste na sucessão dos sons formando sentido musical. O ritmo é o movimento dos sons regulados pela sua maior ou menor duração e a harmonia consiste na execução de vários sons ouvidos ao mesmo tempo, observados as leis que regem os agrupamentos dos sons simultâneos, formando acordes. O conceito de acorde diz que três ou mais notas que soam simultaneamente formam um acorde ([ARC1986]). Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas, e a escrita da música dá-se o nome de notação musical. As notas são sete: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si. Estas notas são escritas na pauta musical ou pentagrama, que é a reunião de cinco linhas horizontais, paralelas e eqüidistantes, formando entre si quatro espaços. Dada uma partitura musical com apenas uma voz melódica, o protótipo se encarrega de gerar uma segunda voz, de acordo com regras de harmonia, facilitando assim, o trabalho de composição e harmonização de qualquer peça musical. Um exemplo, é tendo a nota sol em uma partitura, com o acorde de dó maior, esta pode ser acrescida por uma segunda voz usando a nota mi ou dó, pois estas notas fazem parte do acorde de dó maior. No protótipo foi utilizado o padrão MIDI, que segundo [FER1995], é a comunicação entre um computador e um periférico musical. No stream de dados MIDI, descreve-se cada um dos eventos musicais desejados (volumes, notas, tempos e outros), necessários para execução da música em questão; não se guarda a forma de onda sonora em si, mas a seqüência de “comandos” musicais necessários para reproduzi-la com certo grau de acurácia. Trata-se de uma espécie de partitura musical eletrônica que, passada a um sintetizador MIDI, será transformada na melodia em questão. O protótipo implementado é um sistema especialista que, de acordo com [HEI1995], são sistemas computacionais projetados e desenvolvidos para solucionarem problemas que normalmente exigem especialistas humanos com conhecimento na área de domínio da aplicação”. Este conhecimento será armazenado em um banco de conhecimentos através de fatos e regras. Propõe-se a especificação e implementação de um Sistema Especialista que auxiliará o músico para adição de uma segunda voz musical. As ferramentas utilizadas para a construção do sistema serão a Shell “Expert SINTA”, que utiliza um modelo de representação do conhecimento em regras de produção e probabilidades, e a linguagem de programação Delphi 3.0. O método de especificação utilizado no presente trabalho será expresso pela notação BNF (Backus-Naur Form).