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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juliana Michele Vicentin
Título: Protótipo de um Sistema Especialista para Elaboração de Roteiros Turísticos Personalizados
 
Introdução:
Sistemas Especialistas são programas de computador que procuram atingir soluções de determinados problemas do mesmo modo que se supõe que os especialistas humanos resolvam, se estiverem sob as mesmas condições. Apesar das limitações das máquinas, é possível, atualmente, a construção de sistemas especialistas com alto grau de desempenho, dependendo da complexidade de sua estrutura e do grau de abrangência desejado [LIA1997]. Essas técnicas procuram simular, em um programa de computador, a forma como os mesmos especialistas humanos tomariam suas decisões para resolver uma determinada situação. O grau de eficiência destes sistemas depende diretamente de sua quantidade de conhecimento e da qualidade destes conhecimentos ([GIA1995] [HAR1988] [RIB1987]). Uma arquitetura comum de sistemas especialistas é a que utiliza regras de produção. Essas regras são simplesmente um conjunto predeterminado de condições do tipo SE…ENTÃO… e representam algum conhecimento sobre um assunto, podendo ou não utilizar operadores lógicos como E, OU, NÃO ([HEI1995] [LIA1997]). Um exemplo de regra de produção é encontrado no quadro 1. SE carne = vermelha E cor preferida = tinto OU temperatura = ambiente ENTÃO melhor vinho = exemplo CNF 70; De acordo com [HEI1995] o motor ou máquina de inferência é “o elemento do sistema especialista que é capaz de buscar na base o conhecimento necessário a ser avaliado em cada situação, direcionar o processo de raciocínio, gerenciar situações de incerteza e levar ao resultado final”. Visando uma maior viabilidade econômica na implementação de um sistema especialista, e considerando-se que os sistemas compartilham uma máquina de inferência e outras características comuns de ambiente, foram criadas ferramentas, denominadas shells, aptas a fazer grande parte do trabalho necessário para transpor um sistema especialista para um computador. Shells é o nome de uma família de ferramentas que objetiva simplificar o processo de construção de um sistema especialista. Estas ferramentas são melhor estudadas no capítulo 3. Nos últimos anos as ferramentas shells tem sido cada vez mais utilizados para o desenvolvimento de sistemas especialistas. A procura pela utilização de ferramentas do tipo shells tem como causas fatores tecnológicos e econômicos-sociais, tais como: a dificuldade de acesso a especialistas humanos em algumas regiões e épocas, o armazenamento e formalização do conhecimento de muitos especialistas humanos, ferramenta de apoio a tomada de decisão por especialistas e imparcialidade nas tomadas de decisões. Sistemas especialistas servem para fornecer um parecer final sobre uma situação em que tem-se de analisar e tomar uma decisão definitiva sobre um determinado assunto, assim sendo será utilizado sistemas especialistas para a seleção do perfil do turista para o qual será sugerido locais turísticos que satisfazem a suas preferências. Para a representação do conhecimento deste sistema especialista será utilizado regras de produção. Pretende-se neste trabalho realizar uma pesquisa sobre sistemas especialistas baseados em regras de produção. Como resultado da pesquisa pretende-se implementar um sistema especialista para a auxilie na elaboração de roteiros turísticos de acordo com o perfil do turista, sendo utilizada a ferramenta Expert SINTA Shell para a elaboração do sistema especialista e o ambiente Delphi para a implementação do módulo de interface com uma base de dados. Para a especificação do módulo de interface será utilizada a análise essencial, sendo as etapas utilizadas na especificação o diagrama de contexto, o diagrama de fluxo de dados, o dicionário de dados.