Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jorge de Assis Merége Neto
Título: Construção de um protótipo (hardware e software) para segurança predial através de monitoração via câmara digital e display gráfico
 
Introdução:
Os altos índices de violência, que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, aumentaram a necessidade e a procura por soluções para reforçar a segurança de construções prediais como casas ou escritórios. Uma solução que tem se destacado, entre as várias centenas existentes no mercado, é o sistema de vigilância eletrônica que tem se mostrado bastante eficiente e, devido à evolução e surgimento de novas tecnologias, apresenta um custo viável e cada vez mais acessível à população em geral.
É possível encontrar diversas opções de vigilância eletrônica tanto no que tange preço e/ou complexidade que vai desde a utilização de um sensor de movimento ligado a uma sirene até complexos sistemas de monitoramento através de câmeras inteligentes que são capazes de reconhecer rostos ou movimentos específicos como, por exemplo, focar em uma pessoa que está com os braços erguidos, posição esta que é muito comum em assaltos à mão armada. Estas soluções podem ser encontradas em lojas especializadas do comércio e, principalmente, em feiras e congressos do setor que tornam estas tecnologias cada vez mais constantes e mais acessíveis ao público em geral (AURESIDE, 2004).
É neste cenário que se enquadrou o trabalho realizado por Santos (2002) que é de um protótipo de sistema de vigilância para auxiliar no controle de acesso de pessoas em áreas específicas através de monitoração constante de pontos pré-definidos.
Segundo Santos (2002), tanto hardware (parte física do sistema) quanto software (maneira como o hardware irá se comportar) são dedicados. Isto é, foram desenvolvidos especificamente para a função a que se destina, para que o custo final fique reduzido. Também, segundo Santos (2002), a interface de comunicação serial com tecnologia diferencial balanceada também é de baixo custo de implementação.
No trabalho de Santos (2002) foram identificados dois pontos principais que serão desenvolvidos neste trabalhado. Um destes pontos reside em um problema de captura e transmissão da imagem, causado pela baixa velocidade de transmissão de dados. Outro ponto que ficou claro que deveria ser desenvolvido é referente à qualidade da visualização da imagem capturada, uma vez que no trabalho desenvolvido por Santos (2002) não era possível nenhuma visualização de imagem.