Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Sidnei Alexandre de Almeida
Título: Protótipo de Ambiente Ladder para os Microcontroladores 8051 e PIC16f873
 
Introdução:
Grandes empresas que desenvolvem circuitos integrados estão freqüentemente lançando no mercado novos microcontroladores com recursos computacionais já inclusos no encapsulamento mais conhecidos como embedded (programas embutidos).
Todo microcontrolador dispõe de uma linguagem de programação para que se possa programá-lo. Esta linguagem é o assembly, linguagem em que a abstração dos dados é muito menor do que aquela apresentada nas linguagens de alto nível.
Há um grande interesse, por parte dos alunos da computação em aprender sobre programação de microcontroladores, mas a grande barreira está na complexidade da programação envolvida nos mesmos, muito diferente das linguagens de alto nível.
Outra motivação para este interesse, é que os microcontroladores têm muitas características em comum com um personal computer (PC), como por exemplo, portas seriais, portas paralelas etc; além de serem compactos, discretos e de baixo custo.
Apesar de existirem ferramentas que possibilitam a utilização de linguagens conhecidas como C, Pascal ou Basic, o preço destas ferramentas está além das possibilidades dos alunos.
Uma linguagem de programação genérica para microcontroladores evitaria o esforço de ter que aprender as várias linguagens existentes para cada família destes.
Para tal fim foram criadas linguagens orientadas a programação de microcontroladores.
Uma destas linguagens, conhecida como Ladder, é baseada na simbologia gráfica e seus arranjos. Esta linguagem representa o fluxo da corrente elétrica. Possui símbolos que representam contatos (ON/OFF - entradas que representam dados do mundo real) e símbolos que representam o comportamento de uma saída quanto à mudança das entradas. Outros símbolos (na forma de retângulos) representam uma macro, ou seja, um conjunto de operações.
Sendo assim, um software capaz de construir e interpretar esta simbologia e convertê-la em código assembly para o microcontrolador escolhido seria interessante. O contato com a linguagem Ladder possibilita também que o aluno familiarize-se com a linguagem muito utilizada usado em controladores lógicos programáveis (CLP’s).
Este trabalho é uma continuação do trabalho intitulado “Ambiente Ladder para o PIC16F874 e 8051” apoiado pelo programa PIPE da Fundação Universidade Regional de Blumenau, realizado no ano de 2000, desenvolvido pelo autor deste trabalho. Entre os resultados obtidos com o referido projeto PIPE, obteve-se uma ferramenta para geração de código assembly para o microcontrolador PIC16F84, sem haver a necessidade de conhecimento da linguagem assembly do mesmo. Porém, com a inclusão de novos microcontroladores e novas funções, aumenta-se a complexidade do sistema e torna-se necessário rever as técnicas e modelagem empregadas naquele sistema.
Utilizando técnicas de programação existentes para construção de compiladores e modelagem orientada a objetos através da UML, propõe-se refazer o editor que permita representar o diagrama Ladder, e a partir deste diagrama a conversão para a linguagem assembly específica do respectivo microcontrolador.