Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Douglas Marciel Perizzolo
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Informação Web para Empresas de Factoring
 
Introdução:
Atualmente na era da informação, somente irão prosperar as organizações que tiverem habilidade para processar dados, transformá-los em informações, distribuí-los adequadamente e usá-los com rapidez para tomar decisões hoje e mudá-los amanhã, quando chegarem novas informações. Na era da informação, a comunicação, que é basicamente o processo de troca de informações, tem um papel crucial. Este processo é fundamental na vida de uma empresa porque nenhum indivíduo pode gerar sozinho todas as informações necessárias para a tomada de uma decisão. Segundo Freitas e Lesca (1992, p. 99), a informação é o produto da análise dos dados existentes nas empresas que transmite conhecimento e pode auxiliar o executivo na tomada de decisão. É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Conforme Oliveira (1996, p. 23), Sistema de Informação (SI) é uma combinação de técnicas, informações, pessoas e tecnologias da informação organizadas para atingir os objetivos em uma organização. Pode-se dizer que SI é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem mecanismos de feedback. A não utilização das informações como recursos estratégicos, leva o executivo, muitas vezes, a administrar por impulsos, ou baseado em modismos (DALFOVO; AMORIM, 2000, p. 56). De acordo com Nasser (2003, p. 94), a todo o momento em que se inicia um processo de informatização nas empresas, vários ambientes são desenvolvidos para atender às diferentes necessidades do negócio. Com o passar do tempo, os executivos passam a receber vários e extensos relatórios com informações, muitas vezes duvidosas. Esta é uma realidade: todos os sistemas tradicionais suprem os executivos com relatórios extraídos de várias bases de dados com muitas informações que, às vezes, chegam a ser conflitantes entre si e contribui muito pouco para o que já é de conhecimento do executivo, o que se torna irrelevante para o processo de decisões estratégicas. Atualmente para sobreviver no mercado, empresas precisam ser competitivas, ou seja, seus executivos necessitam de informações precisas para a tomada de decisões. Já os clientes precisam de toda a viabilidade das suas informações para gerenciar o seu negócio, e o computador juntamente com as tecnologias de SI, são excelentes fontes de informações. É necessário que o cliente tenha em mãos informações precisas e atualizadas. Os SI surgiram com o objetivo de manter os executivos preparados, fornecendo respostas práticas, de uma forma clara, simples e voltada as suas necessidades. A utilização de informações como recursos estratégicos também é uma necessidade das empresas de factoring. As empresas de factoring prestam serviços e compram créditos. Segundo Leite (1995, p. 98), as empresas de factoring não são bancos, não captam recursos como as instituições bancárias, que emprestam dinheiro e necessitam de autorização do Banco Central para funcionar. Portanto a competitividade no mercado é altíssima. A gestão de informações como recurso estratégico é fundamental para a sobrevivência. As empresas de factoring, baseadas nas informações do mercado, captam clientes que necessitam a troca de duplicatas e cheques, e transformam o faturamento a prazo em vendas à vista, ou seja, adiantam recursos. Isto acontece face às dificuldades de acesso da pequena e média empresa às fontes normais de crédito. Elas se inserem no contexto oferecendo o aporte financeiro de que tanto necessitam os pequenos e médios empresários para sobreviver e crescer no mercado. A motivação de desenvolver um sistema web, para as empresas de factoring, surgiu devido à competitividade existente no mercado atual. Um sistema bem estruturado pode ser um diferencial importante nas tomadas de decisões estratégicas, disponibilizando a informação de forma eficiente, rápida e de fácil visualização com o auxilio da web, conseqüentemente obtendo uma vantagem em relação ao concorrente.