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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Eccher
Título: Sistema de Processamento de Transações para o Setor Têxtil
 
Introdução:
O percentual de pequenas e médias empresas que utilizam Tecnologia de Informação não chega a 20%. Na verdade as empresas brasileiras de modo geral ainda apresentam uma utilização reduzida de tecnologia da informação para desenvolvimento de seus negócios. E o problema não é uma questão de ter computadores, mas saber trabalhar com sistemas adequados para gerir seus negócios (MESQUITA, 2004). De acordo com Dalfovo e Amorim (2000, p. 23), os SI têm um papel fundamental e cada vez mais importante na maioria das organizações, pois quando eficazes, podem ter um impacto enorme no desenvolvimento de estratégias e no sucesso da organização. No desenvolvimento de estratégias das empresas, não adianta possuir um bom sistema de vendas ou faturamento, que demonstram os lucros da empresa, se a parte do sistema que oferece um apoio à produção não existir ou é utilizada de forma incorreta. Na pesquisa realizada por Azambuja (2001), foi constatada que as empresas têxteis de pequeno e médio porte da região do médio vale do Itajaí têm demonstrado um baixo nível de competitividade e também sem um posicionamento estratégico viável, tudo pelo fato dessas empresas não utilizarem de forma correta seus sistemas de informação ou a não existência de um sistema que atenda as principais necessidades dessas empresas. . Segundo Dalfovo e Amorim (2000, p. 15), os administradores precisam estar muito bem informados, pois a informação é a base para toda e qualquer tomada de decisão. Os sistemas de informação bem definidos fazem com que os administradores possam planejar todos seus processos de produção permitindo a eles fazer suas tomadas de decisão de uma forma totalmente fundamentada. Quando corretamente aplicado, o SI certamente trará resultados positivos às empresas. Caso contrário, torna-se difícil sua implementação e utilização devido ao seu alto custo. Para Rodrigues (1996), os sistemas de informação foram divididos de acordo com as diversas funções administrativas, que foram sendo tratadas de forma individualizadas, resultando na criação de vários sistemas para ajudarem os executivos, nos vários níveis hierárquicos, a tomarem decisões, tais como: a) EIS - Sistemas de Informações Executivas; b) SIG - Sistemas de Informações Gerenciais; c) SSTD - Sistemas de Suporte à Tomadas de Decisões; d) SITE – Sistemas de Informações de Tarefas Especializadas; e) SIAE - Sistemas de Automação de Escritórios; f) SIPT – Sistemas de Processamento de Transações. Os SIPT são sistemas de informação básicos, voltados para o nível operacional da organização. Eles têm como função coletar as informações sobre transações. Eles implementam procedimentos e padrões para assegurar uma consistente manutenção dos dados e auxiliar nas tomadas de decisão. Asseguram também que as trocas de dados sejam consistentes e estejam disponíveis para qualquer pessoa que necessitar. Para Stair (1998, p. 182) os SIPT ainda têm importância fundamental na maior parte das empresas modernas. Os SIPT representam a aplicação dos conceitos e tecnologia de informação em transações rotineiras, repetitivas e geralmente comuns de negócios. Entender um SIPT é entender as operações e funções básicas das empresas. Um SIPT para Stair (1998, p. 38) é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações de negócios completos. Visa-se com este trabalho a implementação de um SIPT voltado para o setor têxtil predominante na região do Vale do Itajaí. Este trabalho auxiliará o administrador na resolução de problemas causados pela utilização inadequada das informações em nível gerencial e, em suas tomadas de decisões estratégicas. O sistema é focado na área de PCP que auxilia no controle da produção nas empresas.