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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rodrigo Eglinton Diener
Título: Protótipo de um Sistema para Monitoração de Carros de Competições, Utilizando Rádio Freqüência
 
Introdução:
Em todas as modalidades de esporte praticadas atualmente, ocorre uma competição muito acirrada, e não é diferente naquelas onde envolvem carros de corrida, uma vez que a tecnologia usada avança de forma acentuada. Existem inúmeras equipes de pequeno e médio porte que monitoram seus carros manualmente, ou seja, buscam seus dados para controle através de pessoas da equipe ou do próprio piloto. Dados esses que incluem nível de gasolina, do óleo, da bateria, dos freios, da temperatura, etc. Uma melhoria para a obtenção dos dados seria a utilização dos sistemas de telemetria disponíveis, lembrando que, para empresas (equipes) de médio e pequeno porte isso teria um custo muito elevado, dificultando em muito sua aquisição. A utilização da rádio freqüência neste caso é imprescindível, uma vez que, para se fazer o monitoramento dos carros não é possível à utilização de cabos ou outras formas de transmissão. Redes sem fio, é uma modalidade de comunicação onde a informação (dados) é transmitida através da atmosfera por ondas eletromagnéticas ou acústicas, substituindo os meios físicos. Na maioria dos sistemas de redes sem fio em uso, são utilizadas ondas de rádio freqüência ou infravermelho (Valgas, 1999). Segundo Pelisson (2000), a modulação constitui-se na técnica empregada para modificar um sinal com a finalidade de possibilitar o transporte de informações através do canal de comunicação, e recuperar o sinal na sua forma original, na outra extremidade. Pode ser ela por amplitude ou por freqüência. Os meios de transmissão por rádio freqüência operam com placas ou cartões de rede que possuem adaptador para antena pelo qual recebem os dados do meio na forma de sinais digitais. Geralmente as redes sem fio são utilizadas em ambiente de difícil instalação da fiação (cabeamento), ou quando uma rede sofre freqüentes mudanças de ambiente ou posição (Behrens, 2000). Uma possível solução para o problema de aquisição dos dados vindos do piloto ou de membros da equipe seria a utilização de um software que monitore constantemente (volta a volta) este carro, através de placas microcontroladas, identificadores, bem como o uso de transmissores e receptores para a transferência dos dados a uma estação supervisora via rádio freqüência. Um microcontrolador é um elemento eletrônico desenvolvido para executar tarefas específicas, com linguagem específica. Ele dispõe de uma memória de programa que contém as instruções que deve executar e uma memória de dados para armazenar temporariamente informações de uso próprio das instruções (Cunha 2000) (Nicolosi 2000). A automatização do processo de coleta de dados reduziria em muito o tempo gasto para chegar a uma solução dos problemas ocorridos, tempo esse que pode ser decisivo em uma competição.