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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Franciele Fernanda Lorena
Título: Sistema de Informação Gerencial para Controle de Vendas para Distribuidoras de Produtos Alimentícios
 
Introdução:
O grande desafio que os administradores enfrentam atualmente é o de prever os problemas e conceber soluções práticas a eles, a fim de realizar os anseios objetivados pela organização. De acordo com Dalfovo (2000), os administradores precisam estar muito bem informados, pois a informação é a base para toda e qualquer tomada de decisão. Os Sistemas de Informação (SI) têm um papel fundamental e cada vez maior em todas as organizações de negócios, pois quando eficazes, podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso organizacional.
Para Prates (1994), os SI são vários elementos combinados da melhor maneira, para atingir determinado objetivo. Estes elementos são a informação, os recursos humanos, as tecnologias de informação e as práticas de trabalho. Os SI são uma forma de proporcionar aos executivos informações precisas e atualizadas. Estes sistemas trazem uma visão integrada de todas as áreas da empresa, sem necessitar de muito tempo ou maiores conhecimentos de cada área. Um SI coleta dados, manipula e armazena estes dados, produz informações úteis e proporciona um mecanismo de feedback (DALFOVO, 2001).
Os SI são a última moda no mercado, ou seja, é utilizado nas estruturas de decisões da empresa e, quando corretamente aplicados, trarão, certamente, resultados positivos às empresas. Caso contrário, torna-se difícil sua implementação até mesmo por seu alto custo. Com isso, os SI são divididos de acordo com as funções administrativas, que foram sendo tratadas de forma individualizada, resultando na criação de vários sistemas para ajudarem os executivos, nos vários níveis hierárquicos a tomarem decisões, destacando-se:
a) Sistema de Informação para Executivos (EIS);
b) Sistema de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD);
c) Sistema de Informação Estratégico para o Gerenciamento Operacional (SIEGO);
d) Sistema de Informação Gerencial (SIG).
Para Oliveira (1992), sistema de informação gerencial (SIG) é processo de transformação de dados que são utilizadas na estrutura decisória da empresa. Suas características são métodos organizados para prover informações passadas, presentes e futuras, relacionadas com as operações internas e o serviço de inteligências externa. Serve de suporte para as funções de planejamento, controle e operação de uma empresa através do fornecimento de informações no padrão de tempo apropriado para assistir o tomador de decisão.
Para Cruz (1998), SIG tem as seguintes características: é um conjunto de pessoas, equipamentos, procedimentos que coleta, valida, executa operações, armazena, recupera dados para o uso no planejamento, orçamento, contabilidade e controle de processos gerenciais para vários propósitos administrativos.
Segundo Oliveira (1996), o desenvolvimento de um SIG é baseado em quatro fases. O objetivo principal é fazer com que possa efetuá-lo respeitando a realidade da empresa, bem como os resultados a serem alcançados.
As quatro fases do desenvolvimento do SIG são:
a) fase de conceituação do SIG;
b) fase do levantamento e análise do SIG;
c) fase de estruturação do SIG;
d) fase de implementação e avaliação do SIG.
Em pesquisa realizada com o proprietário da distribuidora alimentícia, Lorena e Cia Ltda, na cidade de União da Vitória, PR - Brasil um problema que surge é identificação da falta de informação. Esta falta de informação está ligado à falta de cadastramento de clientes para auxiliar na entrega, cadastro de produtos, falta de controle de estoque, fluxo de caixa e outras. Isto pode ser evitado, implementando um SI com as seguintes funções básicas: controle de estoque, de pedidos, de caixa, cadastro de clientes, de produtos, de fornecedores, solicitação de pedido, fechamento de caixa, consulta ao estoque, emissão de relatórios e controles estatísticos.
Finalizando, este trabalho de TCC será direcionado para o desenvolvimento de um Sistema de Informação Gerencial utilizando SIG que utilizará os dados a partir das informações apuradas na área de vendas em uma distribuidora de produtos alimentícios. A intenção é desenvolver um software ágil e eficiente para suprir as necessidades do administrador tais como o cadastramento de clientes, produtos, fornecedores, funcionários, estoque, roteiro de visitas, contas a pagar e receber e até nota fiscal de vendas dos clientes e de compra das empresas. Contém a opção de controle de estoque, índice de perda de produtos, pagamento de fornecedores e clientes, devolução de mercadoria, controle do fluxo de caixa e em forma de gráficos a média de saída de produtos do estoque, média dos produtos mais vendidos, controle de contas a pagar e receber. O administrador evitará a perda de tempo em desenvolver as tarefas na parte administrativa garantindo a redução dos riscos de perdas.