Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ermelindo Barbetta
Título: Sistema de Informação Gerencial (SIG) Aplicado a Oficina Mecânica de Máquinas Agrícolas
 
Introdução:
Novas tecnologias estão surgindo como suporte à tomada de decisão gerencial. O mercado agrícola a cada dia torna-se mais competitivo. É importante, que os empresários acompanhem tal evolução, podendo assim empreende-las também em suas empresas, de modo que, as mesmas possam atender o mercado agrícola, dando-lhe garantia em seus serviços, já que atualmente o setor agrícola está pouco informatizado em relação a outros mercados de prestação de serviços. Segundo Dalfovo (2000), a não utilização das informações como recursos para aprimoramento estratégico dos negócios, leva os empresários muitas vezes, a administrar por impulsos ou baseado em modismos. A não utilização de informações pode levar o empresário a tomar decisões equivocadas. Os Sistemas de Informação (SI) surgiram como uma forma de manter o empresário atualizado com os setores da sua empresa, e de antemão, muito bem preparado para atender as necessidades dos consumidores, ganhando com isso uma ampla visão integrada de todas as áreas de sua empresa. Desta forma, os SI tem um escopo diferente dos sistemas de transações; enquanto os dados operacionais estão direcionados em uma única área, os dados de informações precisam relacionar um grande número de áreas e um grande número de dados operacionais. SI é uma combinação de técnicas, informações, pessoas e tecnologia da informação, organizadas para atingir os objetivos de uma organização. Assim, pode se dizer que SI é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processos), disseminam (saída) os dados de informações e fornecem um mecanismo de feedback (Stair, 1998). Segundo Laudon (1999), o SI pode ser definido também como um conjunto de componentes inter-relacionados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e organizações. Os sistemas de informações contêm dados sobre clientes, propiciando também a análise de prognósticos de interesse do usuário, sendo ele no âmbito externo ou dentro da própria organização. Os sistemas de informação essencialmente transformam os dados de uma empresa, facilitando aos empregados ou gerentes a tomada de decisões, análise e visualização de assuntos complexos dentro do âmbito empresarial. De acordo com Dalfovo (2000), os SI hoje se encontram no auge do mercado empresarial, ou seja, o aprimoramento das suas tecnologias que serão utilizadas nas estruturas de decisões de uma empresa, e quando corretamente aplicadas, obterão resultados positivos em suas empresas. No que se refere às divisões dos SI, é importante salientar a idéia de Rodrigues (1996), de que os sistemas de informação foram divididos de acordo com as suas funções administrativas: a) Sistemas de Informação para Executivos (EIS); b) Sistemas de Informação Gerencial (SIG); c) Sistemas de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD); d) Sistemas de Suporte às Transações Operacionais (SSTO); e) Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão por Grupos (SSTDG); f) Sistemas de Informação de Tarefas Especializadas (SITE); g) Sistemas de Automação de Escritórios (SIAE); h) Sistema de Processamento de Transações (SIPT). De acordo com Polloni (2000), o SIG possui uma abordagem de desenvolvimento diferente, onde são feitos de forma rápida, podendo contribuir assim no momento de necessidade do usuário, contendo também desde sua concepção, todos os conceitos da empresa, tanto de serviços como de produtos. Sendo assim, SIG é um sistema que produz posições atualizadas no âmbito corporativo, resultado da sua integração com vários grupos de sistemas de informação, que utilizam recursos de consolidação e interligação de entidades dentro de uma mesma organização. Segundo Oliveira (1996), o SIG auxilia os empresários a consolidar um tripé básico de sustentação da empresa: qualidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto final, deverá ainda envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho associado a uma qualidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social. Já a produtividade não deve ser como um assunto de tempos e métodos, de ergonomia ou de linhas de produção, deve ir até o nível da produtividade global, e consolidar a filosofia de comprometimento de todos para com os resultados parciais e globais da empresa. Com tudo, a participação de todos deve consolidar-se como uma resultante das melhorias de qualidade e de produtividade, onde um dos instrumentos administrativos que pode ajudar nesse processo é o SIG. A sobrevivência em mercados altamente competitivos, torna-se fundamental que os empresários tenham em suas mãos as informações precisas e atualizadas sobre o mercado. Neste cenário estão inseridas as oficinas mecânicas agrícolas, que foca e direciona melhor a informação de seus clientes, e a viabilização deste preceito será possível com a ajuda dos sistemas de informações.