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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Carlos Norberto Costa Junior
Título: Desenvolvimento de Sistema de Informações Executivas para Pequenas e Médias Confecções
 
Introdução:
As empresas têxteis vêm buscando as facilidades e benefícios que o Sistema de Informação – (SI) oferecem, visando a organização interna. De acordo com Oliveira (1996), SI é uma combinação de técnicas, informações, pessoas e tecnologia da informação organizada para atingir os objetivos em uma organização. Outra definição é apresentada por Stair (1998), “SI é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo), disseminam (saída) os dados e informações, e fornecem um mecanismo de feedback” . Segundo Stair (1998), as primeiras aplicações de SI tinham como função à avaliação de tendências econômicas, tecnológicas, mercadológicas, políticas e sócio-culturais com o objetivo de reduzir custos e oferecer maior eficiência aos aplicativos da área administrativa. Com o crescimento da importância do domínio tecnológico para a competitividade das empresas, o impasse destas na utilização intensiva dos SI passou a propiciar vantagem competitiva às organizações. Com a rápida evolução e mudanças tecnológicas é fundamental que os executivos tenham grande versatilidade em suas decisões, mas, para isso, é necessário que tenham em mãos informações precisas e atualizadas. Os SI surgiram como uma forma de manter o executivo preparado, com visão integrada de todas as áreas da empresa, isto sem gastar muito de seu tempo e também sem requerer do mesmo um conhecimento aprofundado de cada área (Dalfovo 2000). De acordo com Dalfovo (1998), a não utilização de Sistema de Informação Executivo (EIS) como recursos estratégicos, leva o executivo, muitas vezes, a administrar por impulsos, ou baseado em modismos. Conforme Azambuja (2001), as empresas de confecção da Região Metropolitana do Médio Vale do Itajaí não utilizam os SI como recurso estratégico. As observações levam a crer que os empresários não têm o conhecimento sobre a existência e o uso destas ferramentas. Estariam estes sistemas, por sua sofisticação, fora da realidade das pequenas e médias empresas? Estes questionamentos começam a ser esclarecidos quando se observa a confusão típica entre custo e investimento. Eles não conseguem visualizar o retorno que estas ferramentas podem trazer a curto e médio prazo. De acordo com Oliveira (1998), toda a empresa tem informações que proporcionam a sustentação para as suas decisões. Entretanto, apenas algumas têm um EIS que possibilita otimizar o seu processo decisório. As empresas que estão neste estágio do processo evolutivo seguramente possuem vantagens empresariais interessantes Data Warehouse é um banco de dados que armazena dados sobre as operações da empresa (vendas, compras, etc) extraídos de uma fonte única ou múltipla, e transforma-os em informações úteis, oferecendo um enfoque histórico, para permitir um suporte efetivo à decisão (Inmon 1997). O Data Warehouse é utilizado, face a facilidade da busca de séries históricas de dados para criar o armazém de dados. O mais importante aspecto do projeto de um Data Warehouse é a questão da granularidade. A granularidade refere-se ao nível de detalhe ou de resumo contido nas unidades de dados existentes no Data Warehouse. Quanto mais detalhes, mais baixo nível de granularidade. de projeto. Este nível de granularidade afeta diretamente o volume de dados armazenados no Data Warehouse. Objetiva-se com este trabalho a implementação de um EIS destinado às micros e pequenas confecções, com objetivo de monitorar, fornecedores e concorrentes, visando auxiliar os executivos na tomada de decisões.