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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Patrick Weege
Título: Protótipo de Sistema de Informação para Executivos de Restaurantes Contemplando o Módulo de Vendas
 
Introdução:
Atualmente, as empresas precisam responder rápida e eficientemente as mudanças verificadas, para garantirem a sua posição no mercado. Esta resposta muitas vezes só é possível se a empresa for suficientemente flexível para reestruturar as suas atividades sem grandes embates políticos e desgastes das áreas envolvidas. Atualmente, o principal desafio das empresas é o de atender as condições de mudanças e adaptarem-se as tensões externas. Neste contexto, a utilização da tecnologia tem sido fundamental para agilizar e suportar novos ciclos de negócios nas empresas. A informática tem permitido ganho de eficiência e eficácia, garantindo a competitividade e a qualidade dos serviços prestados, através da reunião de grandes volumes de dados gerados pelos sistemas informatizados. De acordo com Oliveira (1996) um sistema é um conjunto de pequenas partes, que juntas formam um todo a fim de realizar determinado trabalho. Os sistemas tradicionais geralmente fornecem relatórios extensos aos executivos, o que nem sempre vem ao encontro de suas necessidades, no que diz respeito a tomada de decisões. Para Prates (1994), Sistemas de Informação são formados pela combinação estruturada de vários elementos, organizados da melhor maneira possível, visando atingir os objetivos da organização. São integrantes dos sistemas de informação: a informação (dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos (pessoas que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as informações), as tecnologias de informação (o hardware e o software utilizados no suporte aos Sistemas de Informação) e as práticas de trabalho (métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades). Com a crescente competitividade, necessidade de redução de custos e aumento da necessidade de qualidade nos serviços prestados, os administradores e executivos tendem a solicitar uma maior quantidade de informações, mas com o requisito de que estas informações devem ser condensadas e específicas. As informações referentes a um determinado assunto da organização ou até informações relativas a toda organização devem poder ser analisadas em poucos minutos para que os administradores possam reagir a qualquer mudança no mercado ou até no hábito dos clientes. Para suprir a crescente necessidade dos administradores referente a informação surgiram os Sistemas de Informação Executivas. Segundo Furlan (1994), Sistemas de Informação Executiva são técnicas que visam integrar num único sistema de informações todas as informações necessárias, para que o executivo possa verificá-las de forma numérica, textual, gráfica ou por imagens. Com a utilização de Sistemas de Informação Executiva pode-se verificar informações desde o nível consolidado até o nível mais analítico que se desejar, de forma rápida e segura, possibilitando um melhor conhecimento e controle da situação e maior agilidade e segurança no processo decisório. Conforme Dalfovo (2000), o sistema de informações para executivos é voltado para os administradores com pouco ou quase nenhum contato com sistemas de informação automatizados. As características deste tipo de sistema consistem em combinar dados internos e externos; e os dados são mostrados nos relatórios impressos de forma sintética .Este tipo de sistema permite compatibilizar informações do ambiente externo e do ambiente interno da empresa, dando uma visão ampla da situação ao administrador (Dalfovo, 2000). As organizações de prestação de serviços não se furtam das aplicações dos sistemas de informação. Através de observações, concluí que, especificamente a administração de restaurantes, pode ser considerada desorganizada em alguns casos, e em alguns momentos pouco ágil na prestação do serviço, o que pode ser responsável por perdas de fundos através de cobranças incorretas e redução no fluxo de clientes causada pela falta de qualidade e agilidade no serviço solicitado. Desta forma a utilização de sistemas informatizados pode reduzir drasticamente as perdas acima mencionadas. Está presente na área de restaurantes a necessidade de integrar informações do ambiente externo com o ambiente interno da organização, como por exemplo, produtos (pratos) oferecidos relacionados com o hábito dos clientes (Garcia, 1998). Outra relação relevante e que justificaria a implantação de um sistema de informação em um restaurante é a relação entre aspectos físicos (layout) e as vendas. Pode-se através de um sistema de informação executiva analisar os resultados produzidos por alterações na disposição física de mesas, mudança na iluminação, etc., e desta forma promover uma melhoria no atendimento aos clientes. Conforme Barros (1996), poucos administradores de restaurantes e bares brasileiros podem responder a perguntas como: Você consegue fechar o balanço em poucos minutos ?; Você sabe qual a sua margem de lucro ?; Você sabe onde foi parar cada dose e cada grama de produto adquirido ?; O controle de estoque tem baixa efetivamente automática ?. O protótipo construído na realização deste trabalho será aplicado em restaurantes. Estes restaurantes normalmente não possuem nenhum tipo de sistema que visa automatizar o processo de gestão do negócio. Por isso os executivos ficam privados de tomarem decisões com base em dados que poderiam ser capturados através de um sistema informatizado. Para a construção do protótipo, foi realizada uma pesquisa em alguns restaurantes, com a finalidade de determinar que informações são relevantes para os executivos tomar decisões. O protótipo aqui citado é um protótipo de Sistema de Informações Executivas, desenvolvido seguindo a metodologia de desenvolvimento de Sistemas de Informações Executivas proposta em Furlan (1994). Este Protótipo deverá atender as principais necessidades dos administradores de restaurantes. O protótipo é alimentado por dados obtidos de uma base de dados de um sistema de nível operacional, de minha autoria, e por este motivo tenho facilmente acesso as informações a respeito do sistema de nível operacional, possibilitando assim uma fácil integração entre o protótipo proposto no neste trabalho e o sistema que coleta os dados. Este sistema foi utilizado e alimentado por um período durante a demonstração do mesmo a um empresário.