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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jairo Emerson Maltauro
Título: Protótipo de Sistema para Controle de Tarefas Internas de uma Empresa de Desenvolvimento de Software
 
Introdução:
Com o crescimento do mercado de informática, acompanhado do aumento da competitividade e do aprimoramento dos processos envolvidos com software, cresce também a necessidade de gerenciar melhor o desenvolvimento de sistemas e de atender cada vez melhor o cliente. As empresas de desenvolvimento de software não estão fornecendo o que os clientes desejam, seja no atendimento, seja no produto ou serviço fornecidos, e também têm dificuldades para se gerenciarem internamente. Para a empresa Strategies Ltda, a implantação do protótipo proposto neste trabalho veio a ser mais uma ferramenta para ajudar a solucionar os problemas dos vários setores internos da empresa. A insatisfação do cliente é gerada primeiramente por problemas no atendimento, podendo ter várias causas, tais como falta de acompanhamento ou visitas, desatenção nas reivindicações do cliente, não dar retornos garantidos, não corresponder a prazos, falta de comunicação com o cliente e, muitas vezes, falta de comunicação dentro da própria empresa fornecedora. Assim, à medida que um maior número de pessoas se envolve com o uso da informação, seja ela interna ou externa, mais ela se torna necessária, existindo uma relação direta entre a qualidade da decisão tomada e a qualidade da informação utilizada pelo usuário para tomar esta decisão. Portanto, a informação deve ser correta, objetiva, dirigida, criativa – permitindo novas opções, e exaurível – devendo esgotar o assunto. Isto quer dizer que a informação desejada para atender o cliente precisa estar centralizada em algum ponto e disponível para todos os membros da empresa acessarem no momento do contato com o cliente. As informações precisam ser únicas para todas as pessoas, sabendo-se quem é o responsável por aquele projeto, qual é o prazo para aquela tarefa, como anda aquela requisição do cliente. Atender a estas necessidades de uma empresa de desenvolvimento de software é a que se propõe o protótipo resultante deste trabalho. Além da deficiência no atendimento, a insatisfação do cliente é gerada por outros fatores tais como inadequação às necessidades do cliente, dificuldades no entendimento do problema, definição inadequada, deficiência no levantamento de necessidades, deficiência na estruturação e planejamento do projeto, deficiência na organização do projeto, dificuldade no encerramento do projeto, falta ou dificuldade no diálogo entre usuários e analistas, documentação inadequada, falta de modelos para a representação da solução, falta de padronização. Todas as empresas – especialmente as de software – estão atentas a todos os detalhes que podem fazer a diferença entre ganhar ou perder um cliente, e mantê-lo. A partir desta premissa e com o intuito de padronizar os procedimentos, surge este trabalho com a característica de procurar ser um dos meios que vai possibilitar o melhor atendimento ao cliente desde o primeiro contato e acompanhar a evolução desta parceria, organizando a empresa internamente e mantendo o cliente informado sobre o andamento da implantação, fornecendo-lhe documentação informatizada, analisando e programando as customizações requeridas, entre outras tarefas, tudo isto fornecido através de um software integrado para possibilitar aos funcionários da empresa fazer a diferença perante o cliente, gerando meios para estar à frente dos concorrentes. Ainda, para gerenciar e acompanhar o processo de desenvolvimento de um software e erradicar os problemas citados é preciso que se definam métodos, disciplina, medidas de avaliação e de correção de possíveis problemas em todas as fases do desenvolvimento de um software. Conforme Weinberg (1994), deve-se controlar os processos pelos quais o software é produzido e é prestada assistência deste, para que se possa corrigir qualquer eventual situação dentre as citadas acima que pudesse ser causadora de um resultado indesejado. Então, outra proposição deste trabalho é que se defina uma Metodologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que seja mista, e que será apropriada para a empresa de desenvolvimento de software Strategies Ltda, para sua utilização, e que foi, inclusive, utilizada na implementação do protótipo resultante deste trabalho, pois, como aconselha Fournier (1994), a metodologia utilizada por uma organização não deve ser rígida, mas sim, ampliada por experiências diversificadas do pessoal local, o que na visão de Fernandes (1995) visa aperfeiçoar o planejamento de projetos futuros, aumentar a confiabilidade dos softwares, diminuir a densidade de defeitos, melhorar os serviços prestados, reduzir custos, aumentar a produtividade, aperfeiçoar o processo de modo geral. Para criar esta metodologia mista, foi tomada como base a Análise Estruturada de Sistemas, foram estudados e analisados os seus processos e estes foram compilados gerando um documento para ser adaptado à dinâmica da empresa em questão e à sua necessidade.