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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ivanir Vedana Junior
Título: Protótipo de um Sistema de Informações Executiva para Agência de Turismo
 
Introdução:
Conforme (Dalfovo, 2000), a não utilização das informações como recursos para aprimoramento estratégico dos negócios, leva os executivos muitas vezes, a administrar por impulsos ou baseado em modismos. A não utilização de informação pode levar o executivo a tomar decisões erradas. Em mercados altamente competitivos como o das Agências de Turismo é fundamentalmente necessário que o executivo tenha em suas mãos as informações precisas e atualizadas sobre o seu mercado, focando e direcionando a capacitação do seu público alvo. A viabilização deste preceito só é possível com a ajuda do Sistema de Informação (Dalfovo, 2000). Os sistemas de informação surgiram como uma forma de manter o executivo atualizado com os setores da empresa e de antemão muito bem preparado para atender as necessidades dos consumidores, ganhando com isso uma ampla visão integrada de todas as áreas de sua empresa. Os sistemas de informação têm um escopo diferente dos sistemas de transações; enquanto os dados operacionais estão focados em uma única área, os dados de informação precisam relacionar um grande número de áreas e um grande número de dados operacionais. De acordo com (Oliveira, 1992), sistema de informação (SI) é uma combinação de técnicas, informações, pessoas e tecnologias da informação organizadas para atingir os objetivos em uma organização. Pode-se dizer que SI é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback (Stair, 1998). A utilização de um Sistema de Informação pode vir a facilitar o executivo no processo decisório com a obtenção de dados estrategicamente escolhidos e de conteúdos relevantes para qualquer nível e tamanho da empresa. As informações estratégicas de concorrentes diretos são de grande valia para o executivo, pois a partir destas informações ele poderá traçar suas estratégicas, diferenciando-se dos concorrentes. A necessidade de um Sistema de Informações Executivas (EIS) nas empresas surgiu devido ao grande e crescente volume de informações que a organização possui e também como suporte à administração dos negócios que envolvem a organização (Binder, 1994). De acordo com (Furlan, 1994) um EIS pode ser entendido, do ponto de vista tecnológico, como uma ferramenta de pesquisa a base de dados para apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades dos executivos/decisores. Do ponto de vista filosófico, no entanto, é mais do que somente uma ferramenta: trata-se de um conceito de como administrar o negócio da empresa com base na administração das informações. A utilização de um Sistema de Informações Executivas, traz grandes vantagens ao executivo, pois a partir de regras previamente definidas, por ele mesmo ou por outros especialistas no assunto, ele pode ter uma idéia de qual caminho tomar, na tomada de decisões. Com o Sistema de Informações Executivas fornecendo todas as informações estratégicas e também propiciando uma visão das decisões, a empresa tem um grande diferencial em relação aos concorrentes, pois seus executivos podem tomar decisões mais rápidas. Segundo (Acerenza, 1990) existem poucas variedades de produtos para a organização de Agências de Turismo. Em algumas agências, somente alguns tipos de serviços são oferecidos, como por exemplo, a venda de serviços personalizados, viagens em grupo e individuais. Porém, a atividade principal de uma agência de turismo é a venda de passagens aéreas, rodoviárias, reservas de hotéis e aluguéis de carros.