Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lemuel Santos
Título: Sistema Web para Administração de Igrejas Utilizando Técnicas de Data Mining
 
Introdução:
Percebe-se nos últimos anos no Brasil o avanço desenfreado do número de evangélicos. Segundo Gwercman (2004), “um a cada seis brasileiros já é evangélico – e o número continua crescendo”, sendo que há meio século os evangélicos são a religião que mais cresceram no país. Nestes últimos vinte anos, o número de evangélicos mais que triplicou, pois em 1980 o número de pessoas evangélicas era de 7,8 milhões, já em 2001 o número de pessoas evangélicas era de 26,4 milhões, sendo que enquanto a população cresceu 6,6% os evangélicos cresceram 15,6%.
No gráfico a seguir é comparado o crescimento da população em cada região do Brasil em relação ao crescimento do número de evangélicos no Brasil, do ano de 1980 até o ano de 2000 (Figura 1).
Figura 1 – Gráfico do crescimento dos evangélicos no Brasil em relação a população
Em paralelo com o crescimento do número de evangélicos, crescem também as igrejas evangélicas no país, sendo que entre as igrejas evangélicas existentes no Brasil destaca-se a Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD) que segundo o IBGE cresceu anualmente 14,8% entre o ano de 1991 até 2000, e possui atualmente cerca de 8,7 milhões de membros, número diferente do registrado pela Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB) que acredita possuir mais de 15 milhões de membros e mais de 100 mil templos espalhados pelo país. A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Blumenau (IEADB) possui em sua relação de membros ativos mais de 5000 pessoas cadastradas e aproximadamente 60 templos espalhados pelos bairros da cidade.
Crescendo o número de evangélicos e conseqüentemente de igrejas, verifica-se a dificuldade que estas igrejas têm para organizar a parte administrativa, controlar a relação de seus membros e controlar os processos administrativos que ocorrem em uma igreja. Existindo esta dificuldade se faz necessário um sistema que auxilie e otimize estas tarefas, segundo as necessidades específicas de cada igreja, pois cada igreja possui suas particularidades, tanto na parte eclesiástica como na parte administrativa. Portanto, para a realização deste trabalho estudou-se a forma de administração e organização da IEADB para a implementação de um sistema web utilizando mineração de dados.
Segundo Goodman (2001, p.4), com a liberação do uso comercial da internet, milhares de empresas criaram suas páginas na web: companhias aéreas, bancos, seguradoras, redes de rádio e televisão, revistas, jornais, editoras, fabricantes de software e hardware, lojas de computadores, montadoras e concessionárias de veículos, supermercados, restaurantes, livrarias, lojas de discos e muitas outras. Além de marketing institucional, essas empresas e instituições vêem na web um excelente veículo para venda, divulgação de produtos, divulgação de serviços com um grande alcance de pessoas. Então porque não, uma igreja com um sistema totalmente baseado na web, podendo descentralizar as fontes de informações e atualizando seus dados on-line.
Com a utilização da mineração de dados será possível descobrir significados aos dados armazenados no banco de dados, pois este significado permite a análise dos dados observando modelos, estabelecendo mecanismos e tendo novas idéias para fazer previsões e prognósticos sobre o futuro. Conforme Berry (1997, p.5) a mineração de dados é a exploração e análise, por meios automáticos ou semi-automáticos de dados para descobrir modelos e regras significativas.