Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Paulo Tormena
Título: Avaliação da Ferramenta Genexus Baseada nas Características Previstas na Norma ISO/IEC 14102
 
Introdução:
Atualmente para uma empresa entrar no mercado competitivo e ter um software com qualidade que possa trazer benefícios para seus usuários é necessária uma boa estruturação organizacional e ter ferramentas apropriadas para gerar um software com qualidade. Considerando essas ferramentas como fator decisivo para a obtenção de sucesso na atividade de desenvolvimento e manutenção de software, há de se convir que se faz necessária uma seleção acertada por parte das organizações que irão utilizá-las.
A norma ISO/IEC 14102 especifica um conjunto de processos definidos para a avaliação e seleção de ferramentas CASE. Foi construída tornando-se como referência o modelo de avaliação de produto de software e as características de qualidade de software, bem como os processos do ciclo de vida de desenvolvimento. Esses processos são úteis tanto para os usuários quanto para os fornecedores de ferramentas CASE, e sua aplicação pode levar a resultados mais eficientes (GROSSKLAGS, 2001).
Neste trabalho foi avaliada a qualidade da ferramenta GeneXus, verificando se a mesma está dentro dos padrões com as especificações que a norma ISO/IEC 14102 aborda em relação a avaliação e seleção de ferramentas CASE. Para facilitar a avaliação foi desenvolvido um software comercial utilizando a ferramenta GeneXus em todas as fases (planejamento, análise, projeto, construção e manutenção).
O GeneXus é uma ferramenta para o desenho e desenvolvimento de software multiplataforma. Permite o desenvolvimento incremental de aplicações críticas de negócio de forma independente da plataforma, gerando 100% da aplicação. Baseando-se nos requisitos dos usuários, realiza a manutenção automática da base de dados e do código da aplicação, sem necessidade de programação (NEXLOGIC, 2004).