Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Helder Robson de Oliveira Chaves
Título: Aplicação Web para Monitorar Frequência, Notas e Avaliações, a Partir da Ferramenta Genexus
 
Introdução:
Para Tofler (1980), as grandes ondas de mudanças da sociedade se dividem em três: Primeira Onda (sociedade agrícola); Segunda Onda (sociedade industrial); Terceira Onda (sociedade da informação). Na Terceira Onda, a produção do conhecimento é sistematizada, assim produz-se agora o conhecimento, a informação em massa, e essa informação, é a força que move a economia.
Conforme Prates (1999), os elementos que constituem os sistemas de informação são: a informação (dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos (pessoas que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as informações), as tecnologias de informação (o hardware e o software usados no suporte aos Sistemas de Informação) e as práticas de trabalho (métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades).
De acordo com Dalfovo (2001), os Sistemas de Informação (SI) são tipos especializados de sistemas, utilizados de forma cada vez mais intensa por executivos e demais pessoas participantes de processos decisórios, no exercício de funções de planejamento, organização, direção e controle na gestão empresarial. Os sistemas foram divididos de acordo com as funções administrativas, que, a mercê das suas características próprias, foram tratadas de forma individualizada, entre as quais encontra-se: a) Executive information system - Sistema de Informação para Executivos (EIS); b) Sistema de Informação Gerencial (SIG); c) Sistema de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD); d) Sistema de Suporte a Tomada de Decisão por Grupos (SSTDG); e) Sistema de Informação de Tarefas Especializadas (SITE); f) Sistema de Automação de Escritórios (SIAE); g) Sistema de Suporte às Transações Operacionais (SSTO); h) Sistema de Informação Estratégico para o Gerenciamento Operacional (SIEGO); i) Sistema de Processamento de Transações (SPT). Este último será abordado com maior ênfase neste trabalho. Uma das características do SPT é o tratamento das informações voltadas para o nível operacional, podendo com isso atender neste trabalho alunos e professores.
SPT têm o foco nas atividades da empresa, sendo necessários para o controle operacional das organizações. Todo o evento acionado por uma transação gera um fluxo de informação que deve ser tratado e documentado
Conforme Baranauskas (1999), o grande avanço tecnológico atual, as redes de computadores, em especial a internet, que permite conectar pessoas espalhadas pelo mundo todo, tem sido o novo impulso e a nova promessa em direção ao uso da tecnologia da informação e comunicação, viabilizando funções em que não só os alunos, mas os próprios professores possam desenvolver suas atividades de modo cooperativo. Por intermédio da Internet, os alunos têm a chance de acessar e explorar novas bases de dados, conhecendo novas e diferentes realidades, acumulando conhecimentos e informações que, mais tarde, serão refletidas e estudadas ajudando a aquisição do conhecimento.
Segundo Browne (1995), a dispensa de linhas de comando da web, constitui a maneira mais comum de se navegar através da internet. Cada página possui conexões com outras páginas, que podem ser mantidas em qualquer máquina ligada à internet. Embora a web seja primeiramente utilizada em escala global como uma parte da internet, é perfeitamente viável para uma rede de duas máquinas rodar os programas-cliente e servidor da web. Muitas corporações já estão contemplando a web como uma alternativa prática e econômica para manipular aplicações de hipermídia em uma rede local.